DCNS fecha venda de dois navios classe ‘Mistral’ para a Rússia
A DCNS assinou hoje um contrato com a agência de exportações de Defesa russa Rosoboronexport, sob o acordo governamental de 25 de janeiro, para o fornecimento de até 4 navios de projeção de força e comando da classe “Mistral”.
O contrato assinado hoje é para dois BPC “Mistral” e serviços associados incluindo logística inicial, treinamento e transferência de tecnologia. O contrato foi assinado no St. Petersburg International Economic Forum com a presença do Presidente da Federação Russa Dmitry Medvedev.
A DCNS vai atuar como “prime contractor” e vai integrar a direção de operações e sistemas de comunicação. A construção das plataformas ficará a cargo do estaleiro STX em Saint-Nazaire, com a assistência do estaleiro russo OSK. Um subcontrato foi assinado com a STX e OSK.
A venda dos dois navios para a Rússia representa mais de 1.000 empregos em tempo integral na França durante o período de 4 anos.
O primeiro navio será entregue à Rússia em 2014 e o segundo em 2015.
Esta é a primeira venda internacional do BPC “Mistral”, que está em serviço na Marine Nationale. No mercado internacional, o navio é conhecido como navio-doca porta-helicópteros ou LHD.
Os BPCs são navios multifunção que preenchem as necessidades de muitas Marinhas. Eles são ideais para uma ampla gama de missões civis e militares.
Os “Mistral” têm 199m de comprimento, deslocamento de 22.000t e velocidade de 22 nós, possuem capacidade de projeção global de tropas e material, incluindo helicópteros pesados e embarcações de desembarque. O projeto inclui propulsão diesel elétrica com pods azimutais e alto nível automação. A tripulação é de apenas 170 militares e o sistema de comunicação o torna ideal como navio de comando de força.
O Mistral e o Tonnerre, os dois primeiros BPCs, foram construídos pela DCNS e pelo Chantiers de l’Atlantique e foram entregues à Marinha da Francesa em 2006 e 2007. A terceira unidade, Dixmude, está sendo construída pela DCNS e STX e está programado para ser entregue em 2012.
FONTE: DCNS