Em Kiel é realizada todos os anos a “Kieler Woche” (em alemão); é um evento em que a base naval, a segunda maior da Alemanha depois de Wilhelmshafen, é aberta para o público em geral.

Além de navios do país anfitrião, muitos países amigos também enviam pelo menos um representante.

Na cidade existem várias atividades como shows de música, competições de regata e além é claro, de muitos comes e bebes!!

Este ano o “Poder Naval” esteve presente pela segunda vez; a primeira vez foi em 2006.

Infelizmente, o tempo de visita foi muito curto; somente das 13h30 às 16h00 era possível entrar num navio; além disso, o número de entusiastas era muito grande, o que resultava em filas para visitar alguns navios; mas o pior de tudo mesmo era a chuva forte!

Pelo lado positivo, conta a organização típica alemã: em todos os piers havia sanitários, stands de informações das forças armadas dos países visitantes e muitas barracas para matar a fome e a sede.
O número de navios abertos e a variedade era muito interessante; o que deixou a dúvida cruel de qual navio visitar. Como o tempo era curto, tivemos que me concentrar nos “exóticos” ou “raros”.

O maior inimigo foi mesmo a chuva: chovia forte a cada 15 minutos. Nesse tempo, corríamos para uma das barracas, e como ficava feio usar a barraca mas não consumir, pedíamos uma pequena cerveja, o menor caneco era o de meio litro! Assim que a chuva passava, visitávamos um navio por uns 45 minutos e voltávamos para uma barraca. E assim foi a tarde toda… no último navio já estávamos meio bêbados.

Para o texto não ficar muito longo: quem quiser informações detalhadas de algum navio, é só procurar na internet. Aqui mesmo vai só o básico.

Em homenagem ao amigo Wagner, fã nr. 1 dos russos, visitamos por primeiro o navio de desembarque “Minsk”, da classe “Ropucha”, construída na Polônia.
O próximo seria a fragata alemã “Schleswig-Holstein”, mas havia uma longa fila e chovia forte. Seguimos em frente e fomos visitar o navio dinamarquês “Absalom”, uma mistura de navio de desembarque com controle de área.

Como já eram quase 16 horas, tivemos que decidir pelo último e havia a possibilidade de visitar o USS Philippine Sea CG 58 ou o USS Mount Whitney LCC 20. Como já havíamos visitado o último em 1991 em Portsmouth, Inglaterra, decidimos pelo cruzador!

De acordo com um oficial, essa era a primeira vaz que um navio americano estaria aberto ao público geral durante uma visita ao exterior, desde setembro de 2001! Sinal dos tempos de um mundo sem Osama Bin Laden. 🙂

Além disso estavam presentes a fragata holandesa “De Ruyter” F 804, o também navio tanque holandês “Zuiderkruis” A 832, o submarino polonês “Kondor”, a fragata francesa “Le Herminier”, entre vários outros menores.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments