Atualizado, HMS ‘Illustrious’ inicia provas de mar
–
Objetivo é utilizá-lo como porta-helicópteros e navio de controle, enquanto o HMS ‘Ocean’ realiza uma grande revisão que se estenderá até 2014
O Ministério da Defesa Britânico informou, na semana passada, que o navio-aeródromo HMS Illustrious iniciou provas de mar após passar por um programa de manutenção e atualização. O programa, que custou 40 milhões de libras, teve a duração de 16 meses.
O navio, que desloca 22.000 toneladas e é carinhosamente chamado de ‘Lusty’, recebeu modificações para operar como porta-helicópteros e navio de comando, com a capacidade de embarcar uma força de até 20 helicópteros e 600 militares totalmente equipados. Espera-se que esta seja a última vez que o navio deixe Rosyth, em Fife, após uma revisão.
O informe destacou alguns dos trabalhos realizados no navio, em uma parceria da Babcock Marine, tripulação do Illustrious, Ministério da Defesa Britânico e BAE Systems:
- Pintura do navio, com aplicação de 540.000 litros de tinta, incluindo uma cobertura desenvolvida para economizar toneladas de combustível e emissões de CO2 na vida restante da embarcação.
- Melhorias para diminuir o impacto ambiental do navio, incluindo sistemas de obtenção de água potável por osmose reversa.
- Instalação de um novo sistema de computador e de comunicações, além de um sistema de defesa antitorpedo.
- Melhorias nas condições de habitabilidade da tripulação e das tropas embarcadas.
O navio já realizou uma semana de treinamentos de segurança no mar e provas iniciais, e deverá passar por mais cinco semanas de provas antes de retornar à frota, no final de julho de 2011. A partir daí o navio, que é baseado em Portsmouth, irá assumir as missões do HMS Ocean enquanto este último passa por um período programado de manutenção, que dererá durar até 2014.
Assim, o Reino Unido poderá manter a capacidade de projetar uma força anfíbia de intervenção a partir do mar, além de manter uma tripulação experimentada para apoiar a entrada em serviço dos novos navios aeródromo da classe Queen Elizabeth, quando então o HMS Illustrious deverá deixar o serviço.
FONTE / FOTOS: MoD UK (Ministério da Defesa do Reino Unido) e Royal Navy (Marinha Real Britânica)
VEJA TAMBÉM:
- CVF e HMS ‘Illustrious’ no dique
- HMS ‘Queen Elizabeth’ – começa a construção em Portsmouth
- Mudanças na frota de superfície da RN
- Prováveis cortes na Royal Navy por causa da Strategic Defence Review
- Royal Navy perde porta-aviões no ‘Strategic Defence Review’
- Cortes podem deixar navios-aeródromo britânicos sem jatos Harrier
- Porta-aviões britânicos: um em comissão…
- Reino Unido sacrifica um porta-aviões
- Airfix lança kit a bordo do HMS Illustrious
- Londres recebe um visitante “ilustre”