Marinha do Brasil resgata tripulantes do ‘Wiltamar III’
A Marinha do Brasil informa que os seis tripulantes da embarcação “Wiltamar III” foram resgatados na noite de 27 de junho, todos com vida e aparentemente em bom estado de saúde. O navio mercante “Marola” atendeu ao pedido de socorro da embarcação, que se encontrava a 290 milhas sudeste do Rio de Janeiro. O “Wiltamar III” desatracou de Cabo Frio no dia 01 de junho e a previsão de volta seria por volta do dia 09 do mesmo mês.
No dia 10 de junho último, o Comando do 1º Distrito Naval após tomar conhecimento de que a embarcação não havia retornado ao porto de destino, determinou a abertura de um evento de Busca e Salvamento (Search and Rescue – SAR), acionando o sistema de salvaguarda da vida humana no mar, mobilizando navios e aeronaves da Marinha para tentar localizar a referida embarcação, e acionando por meio de chamadas rádio todos os navios mercantes que trafegavam ou viriam a trafegar na área, de modo que os pescadores pudessem ser assistidos e resgatados, o que felizmente ocorreu .
A chegada do navio “Marola” está prevista para terça-feira às 12h. O Navio-Patrulha Gurupá, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, irá acompanhar o mercante até a entrada da Baía de Guanabara, onde uma lancha da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro irá receber os tripulantes, trazendo para sede da Capitania dos Portos, e ambulâncias estarão aguardando para a realização dos primeiros socorros e encaminhamento para hospitais.