Despedida do Navio-Escola ‘Brasil’ – 2011
O Navio-Escola “Brasil” (NE Brasil) foi construído a partir de projeto desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval. Sua construção foi iniciada em setembro de 1981, com o batimento da quilha no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O Navio foi lançado ao mar em setembro de 1983 e incorporado à Marinha em 21 de agosto de 1986, ocasião em que foi transferido à Esquadra.
Anualmente, é realizada por este navio a Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), a fim de complementar, de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os Guardas-Marinha (GM) habilitaram-se nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendência, e aperfeiçoar suas formações culturais. Considerada o último ciclo na formação do futuro Oficial de Marinha, a Viagem tem como tarefas ministrar aulas eminentemente práticas de Navegação; Meteorologia; Marinharia; Operações Navais; Controle de Avarias; Administração Naval; Embarque e Carregamento; além de Liderança, bem como proporcionar a participação ativa dos GM na vida de bordo.
Durante a XXV Viagem de Instrução, com partida prevista para julho de 2011, o Navio visitará 20 portos no Brasil e no exterior, entre os meses de julho e dezembro de 2011, a saber: Salvador (BA), Tenerife (Espanha), Amsterdam (Holanda), São Petersburgo (Rússia), Hamburgo (Alemanha), Le Havre (França), Londres (Inglaterra), Lisboa (Portugal), Pireu (Grécia), Civitavecchia (Itália), Valência (Espanha), Baltimore e Fort Lauderdale (EUA), Nassau (Bahamas), Cartagena (Colômbia), Guayaquil (Equador), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Em cada uma destas localidades, o Navio será visitado por autoridades civis e militares, brasileiros a serviço do Estado e estrangeiros, bem como por representantes da sociedade local, a convite de nossas Embaixadas, contribuindo para o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas, atuando como uma embaixada itinerante. Neste sentido, são realizadas exposições a bordo sobre temas relativos à cultura nacional.
O Comandante do Navio-Escola “Brasil” é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Octávio Barros Coutinho, que assumiu o cargo em 11 de janeiro de 2011.
A Turma é composta por 195 Guardas-Marinha, sendo 133 do Corpo da Armada, 30 do Corpo de Fuzileiros Navais e 32 do Corpo de Intendentes de Marinha. Participam, ainda, como convidados, um 2º Tenente da Força Aérea Brasileira, um Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional, um diplomata do Ministério das Relações Exteriores e um Oficial da Marinha do Uruguai.
A Cerimônia Oficial de Despedida do NE Brasil rumo a XXV Viagem de Instrução ocorrerá no dia 06 de julho. É imprescindível que os órgãos da mídia interessados em cobrir o evento se credenciem previamente junto ao Comando-em-Chefe da Esquadra pelos telefones (21) 2189-1097 ou (21) 9635-4978 (Tenente Viviane Soares) ou pelo e-mail: viviane@comemch.mar.mil.br. No dia 06 de julho, os órgãos credenciados deverão se encaminhar ao Cais da Bandeira, no Comando do Primeiro Distrito Naval – Praça Barão de Ladário, s/nº, às 8h. Uma lancha será disponibilizada até o local do evento.