Pousou ontem, as 11:30hs no Forrest Sherman Field, o último A-3 Skywarrior.

Após a apresentação ocorrida no pátio do aeródromo, a aeronave foi transferida para o acervo do museu da NAS Pensacola.

Este A-3 Skywarrior, pertencente a Raytheon, ainda era utilizada como plataforma de testes.

FOTOS: National Naval Aviation Museum

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Antonio M

Uma das mais belas aeraonaves na minha opinião, e com “cara de mau” ! rsrsrsr!!!

E operar um gigante desses em porta-aviões, devia ser literalmente uma operação de guerra mesmo !! rsrsrs!!

Mauricio R.

Censura, censura, censura, senão a Embraer vai querer restaura-lo e a MB vai querer pagar pelo serviço!!!
Não importa, que não dê p/ operar no Opalão!!!

Observador

O A-3 carregado pesava 37 toneladas.

Será que as catapultas dos Carriers Classe “Nimitz” dariam conta de lançar este avião nos dias de hoje?

Ivan

Observador, Acredito que sim, pois a catapulta dos Nimitz deve ser uma evolução daquelas usadas nos porta-aviões que embarcaram o A-3 Skywarrior inicialmente, como os Forrestal. Na verdade, como o Skywarrior foi retirado em 1991 (sua versão EA-3B ainda participou da 1ª Guerra do Golfo) e como o Nimitz foi comissionado em 1975 (em 1976 já embarcava a Air Wing 8 em operação no Mediterrâneo), provavelmente o A-3 (ou versões) foi embarcado no Nimitz. Mas, como curiosidade, podemos comparar o MTOW (Maximum Takeoff Weight) de algumas aeronaves da US Navy: * A-3 Skywarrior – 37.000 kg * E-2 C/D Hawkeye… Read more »

daltonl

Complementando o Ivan…

As catapultas do Nimitz desde o inicio foram do modelo C-13, portanto
superiores as originais C-7 do Forrestal e portanto capazes de lançar
o EA-3B.

O ultimo emprego do EA-3B a bordo de NAes ocorreu em fins de 1987,
a partir daí foram usados apenas de bases terrestres.

Era uma aeronave dificil de pousar em NAe principalmente à noite e vários acidentes , o mais grave, em 25/01/87, quando um EA-3B tentando pousar a bordo do USS Nimitz passou pela barreira caindo no mar com a morte de 7 tripulantes.

abs

Observador

Caros Ivan e Daltonl: Obrigado pelas explicações. Eu acreditava que este avião só podia ser lançado pelas catapultas dos “Forrestal” e porta-aviões contemporâneos a esta classe, os “Kitty Hank” e o Enterprise. Isto porque considerava que os A-3 não faziam parte da ala aérea dos “Nimitz”, que contariam apenas com aviões mais modernos e mais leves que o A-3. Assim, não haveria necessidade de uma catapulta tão forte. Por isto, supus que os A-3 não conseguiriam ser lançados de um porta-aviões hoje. Mas o Dantonl mostrou algo que eu já adivinhara: o pouso de um avião deste tamanho e peso… Read more »