Família F/A-18 chega à marca de 8 milhões de horas de voo
Na terça-feira passada, 12 de julho, a família de aviões de combate F/A-18 atingiu o marco de 8 milhões de horas de voo acumuladas desde que entrou em serviço na Marinha dos EUA (USN), há aproximadamente 35 anos. O marco foi noticiado no site da Marinha dos EUA, a maior operadora desses aviões, mas o número inclui as horas voadas não só pela USN e USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA) e o esquadrão de demonstração Blue Angels, mas de todos os sete países que empregam as aeronaves da família.
Representantes tanto dos F/A-18 Hornet quanto do F/A-18 Super Hornet e do mais novo membro, o EA-18G Growler, estavam voando missões de combate quando o marco foi atingido. O capitão Mark Darrah, que é gerente de programa do escritório responsável pelos programas F/A-18 e EA-18G, disse que “estamos orgulhosos em comemorar esse marco no ano do centenário da aviação naval (norte-americana).”
Atualmente, há 1.478 aviões da família (entre Hornet, Super Hornet e Growler) que fazem parte de 63 esquadrões da ativa, da reserva, de treinamento e pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação da USN e do USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA). Como reconhecimento pela contribuição para atingir o marco, todas as tripulações voando F/A-18 e EA-18G às 9horas da manhã (em seus horários locais) de 12 de julho de 2011 receberão uma bolacha comemorativa e um certificado.
FONTE / FOTOS: Marinha dos EUA (USN)
Belas fotos.
Para uma aronave tão criticada e “cheia” de “defeitos”, um tremendo sucesso!!!
Será que sobrou algum “Tomcat” inteiro, prá miar de raiva???