Lançada a primeira FREMM Italiana, ‘Carlo Bergamini’
A Fincantieri informou o lançamento, em 16 de julho, da primeira fragata FREMM italiana, a “Carlo Bergamini”. O lançamento foi celebrado no estaleiro Riva Trigoso, em Gênova.
A madrinha do navio foi a senhora Maria Bergamini Loedler, neta do almirante Carlo Bergamini. O nome homenageia o almirante da esquadra condecorado (in memorian) com a medalha de ouro de valor militar após afundar com seu encouraçado, o Roma, em 8 de setembro de 1943.
A entrega do navio, capaz de uma grande gama de tarefas e operação em diversas situações táticas, deverá ocorrer em 2012. Segundo a Fincantieri, a fragata tem 139 metros de comprimento, 19,7 metros de boca e um deslocamento carregado de aproximadamente 5.900 toneladas, com acomodações para 145 tripulantes. A velocidade máxima deverá ser de 27 nós.
A Marinha Italiana acrescenta que o navio pode embarcar 2 helicópteros NH-90 ou um NH-90 e um EH-101 com sistema de movimentação assistida. A propulsão é do tipo CODLAG (Combined Diesel – Electric And Gas) e, como destaques dos sistemas de armas e sensores, estão os mísseis superfície-ar ASTER 15 (16 células de lançamento) e o radar multifunção EMPAR.
As fragatas FREMM italianas deverão substituir as classes “Lupo” e “Maestrale”, contruídas pela Fincantieri nos anos 1970. Também substituirá os navios-patrulha de esquadra classe “Soldato”, segundo a Marinha Italiana. Os contratantes principais na Itália são a Orizzonte Sistemi Navali (51% Fincantieri, 49% Finmeccanica) e, na França, a Armaris (DCNS + Thales). A cooperação franco-italiana nessa classe foi desenvolvida após a experiência positiva com o programa conjunto “Orizzonte”, em que duas fragatas foram construídas para cada país. As “Orizzonte” italianas são as fragatas de defesa aérea ”Andrea Doria” e “Caio Duilio”.
FONTES: Fincantieri e Marinha Italiana FOTOS: Marinha Italiana (Marina Militare)