Guarda Costeira do Japão encomenda mais três helicópteros EC225

6

Nesta quinta-feira, 18 de agosto, a Eurocopter veiculou nota sobre a encomenda de três novos helicópteros EC225 pela Guarda Costeira do Japão. A assinatura do acordo “tripartite” para a aquisição dessas três aeronaves adicionais, que além da Guarda Costeira envolve o Grupo Eurocopter e a Eurocopter Japan, acontece após intensas missões de resgate relacionadas ao terremoto e tsunami ocorridos no país.

Segundo a nota da empresa, estes serão os primeiros helicópteros civis a serem equipados com o mais avançado sistema de missão, para emprego em missões de busca e salvamento (SAR) assim como de aplicação da lei.

A encomenda foi decidida após a Guarda Costeira do Japão realizar de forma eficiente os esforços de resgate e ajuda que se seguiram ao terremoto e tsunami de 11 de março, desastres que, infelizmente, causaram a submersão e perda de aeronaves. A aquisição deverá recompor a frota com novos helicópteros com tecnologia e capacidade para desempenhar missões SAR complexas, assim como de antipirataria.

A Guarda Costeira do Japão adquiriu dois EC225 em 2006 em uma concorrência aberta, para complementar sua frota de  AS332 L1 em missões SAR de longo alcance e operações embarcadas.

Mais da metade dos helicóptoros utilizados nas operações de ajuda após o desastre de 11 de março, por Bombeiros, Polícia e Guarda Costeira, eram de origem Eurocopter.

O  EC225 é um helicóptero da categoria de 10-11 toneladas, possui piloto automático digital, cabine para 25 pessoas e grande autonomia. Sua versão militar é o EC725 e ambos, segundo a empresa, tornaram-se referência para missões SAR civis e militares, transporte de passageiros e missões “off-shore” não só no Japão como ao redor do mundo.

Entre modelos EC225 e EC725, há um total de 240 encomendas, das quais metade já foi entregue. Nos próximos dois anos, a taxa de produção deverá ser aumentada em 60% para atender à demanda do mercado.

FONTE / FOTO MENOR: Eurocopter

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments