Especial 95 anos da Aviação Naval: Esquadrão HA-1 (Esquadrão Lince)
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) foi criado em 1978 com a missão de prover os meios aéreos do sistema de armas das fragatas classe “Niterói”, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação destes navios.
Ao HA-1 são também atribuídas missões de esclarecimento de área marítima, acompanhamento de alvos além do horizonte radar dos navios, busca e salvamento (SAR) e EVAM.
O HA-1 atualmente opera com 12 aeronaves Westland Super Lynx Mk-21A (AH-11A), sendo 7 adquiridas novas e cinco remanescentes dos Sea Lynx Mk-21 (SAH-11), que sofreram atualização para a versão Super Lynx, na fábrica da Westland em Yeovil.
Com a chegada das aeronaves mais novas, a missão do Esquadrão foi ampliada para atender a todos os meios de superfície, com plataforma de pouso, da Esquadra.
Armamentos como torpedos antissubmarino (Mk-44 e 46), bombas de profundidade e os mísseis ar-superfície Sea Skua, fazem parte de sua configuração de combate.
Em 2008, foi assinado contrato com a empresa FLIR Systems INC. para a aquisição do sistema estabilizado multisensor de vigilância “FLIR” (Equipamento de Observação Infravermelho) Star SAFIRE III. Esses sistemas começaram a ser instalados em agosto de 2010 nas aeronaves do HA-1, como parte do programa de modernização da frota dos AH-11A da MB.
Apartir deste ano, o sistema FLIR entrou efetivamente em operação no HA-1.
Seu atual Comandante é o CF Fabio Muller Vidal.
“Invenire Hostem et Delere”
(Encontrar o Inimigo e Destruí-lo)
NOTA do EDITOR: leia a matéria sobre o voo no Super Lynx com FLIR na revista Forças de Defesa nº2.