SS-32 ‘Antofagasta’ participará da DESI deste ano

5

O submarino da Marinha Peruana BAP Antofagasta (SS-32) chegou, após 24 dias de navegação, à Base Naval norte-americana Mayport, na Flórida, para participar do exercício SUBDIEX 2011 com unidades da Marinha dos Estados Unidos. Este exercício é parte do Diesel Electric Submarine Initiative (DESI), programa que demandará que a unidade permaneça atracada durante aproximadamente 131 dias.

O comandante do BAP Antofagasta, Capitão de Fragata Alberto Vergara Velarde, foi recebido pelo representante naval do Peru nos EUA, Contra-Almirante Jorge Portocarrero, pelo chefe de planejamento da 4ª Frota dos EUA, Capitão de Mar e Guerra Domenick Micillo, e pelo comandante-chefe do USS Underwood, Capitão de Mar e Guerra Peter Mirisola, entre outros.

Os exercícios anuais DESI abrem valiosas oportunidades de treinamento para os grupos de combate e expedicionários da Marinha norte-americana contra os silenciosos submarinos diesel-elétricos. Parte destes exercícios incluem a análise dos resultados das manobras, o que permite que sejam avaliadas as capacidades e os níveis operacionais.

Este programa concentrou-se principalmente no treinamento com marinha sul-americanas que utilizam submarinos a diesel os quais, ainda que não contem com a potência de fogo, rapidez ou capacidade de deslocamento dos submarinos de propulsão nuclear, provaram ser muito difíceis de ser rastreados pelos submarinos norte-americanos.

Por outro lado, a tripulação peruana terá a oportunidade de exercitar táticas de combate em superfície e contra submarinos em ambientes que incluem confrontos simulados contra algumas das unidades mais potentes em serviço atualmente, e também de fortalecer os laços de segurança e interoperacionalidade com a Marinha dos Estados Unidos.

FONTE/FOTO: Diálogo/DESI

NOTA DO EDITOR: com 131 dias atracados ficará difícil a realização de qualquer tipo de exercício 🙂

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments