Esquadrão HU-2 completa 25 anos
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de 1986, iniciou suas atividades como Núcleo (NuEsqdHU-2) em 25 de março de 1987 e foi ativado como Esquadrão em 25 de fevereiro de 1988. Tem por missão:
“Aprestar os meios subordinados no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais a fim de contribuir para o preparo e aplicação do Poder Naval”.
O Esquadrão HU-2 é empregado em um variado leque de missões características de um esquadrão de emprego geral.
O transporte de tropa é um dos principais empregos atribuídos à aeronave e confere à tropa de Fuzileiros Navais maior mobilidade e eficiência. Nas operações especiais é configurada para inserção e extração de tropas sem realizar pouso, com a utilização das técnicas de Fast Rope, Rappel, Penca e ainda lançamento de Paraquedista.
As aeronaves Super Puma (UH-14) e Super Cougar (UH-15) do Esquadrão HU-2 também servem de transportes administrativos de autoridades militares e civis, neste tipo de missão destacando-se freqüente apoio ao Gabinete da Presidência da República.
Servem também de transporte de carga externa e interna, para carga interna a aeronave é configurada sem bancos, o que proporciona uma disponibilidade de cabine para até 3,9 toneladas. Para materiais mais volumosos e pesados impossíveis de serem transportados internamente a aeronave é capaz de carregar até 4,5 toneladas de carga, através de gancho (cargo hook) instalado em sua parte inferior.
Em Evacuação Aeromédica, o Super Puma chega a transportar até seis macas, mantendo mais quatro assentos disponíveis para médicos e enfermeiros.
Para combates a incêndio, requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, o Super Puma utiliza o “bambi-bucket” instalado no gancho.
E em navios de grande e médio porte é empregada em busca e salvamento, reconhecimento em proveito de força-tarefa, transporte de tropas para terra e apoio logístico móvel.
Equipado com cauda dobrável, operaram constantemente no NAeL Minas Gerais (A-11), e atualmente no NAe São Paulo (A-12), fazendo dentre outras a função de guarda aeronaves no período noturno, conhecida como “Paulo”.
Também podem operar a partir do Navios de Desembarque Doca, que possuem convoos com tamanho suficiente para operá-los, embora não possuam hangar.
Seu atual Comandante é o CF Octacilio Egger Neto.
“IN ALIS VIS ET VIRTUS!”
(Nas Asas a Força e a Virtude!)
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu Cavaleiros de Pégasus!