Porta-aviões ‘Clemenceau’ em 1981
Catapultagens e pousos de aviões Breguet Alizé, Super Etendard e F8E Crusader. Pousos com helicópteros Alouette III, Lynx e Super-Frelon.
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Nossa plataforma, se bem cuidada e retrofitada, poderá em breve nos brindar com cenas como essa.
Ô gente por favor tirem esse joguinho desses peixinho, pois não consigo mais ler os tópicos, motivo meu neto de cinco anos agora que eu ponha direto no bendito pra ele alimentar os tais peixinho, é mole.o querem mais.
Se a MB faz questão de operar porta-aviões, porque não comprou também o Clemenceau, já que o mesmo é gêmeo do Foch?
Manter um em operação já é difícil $$$, imagine 2!
O Clemenceau havia sido descomissionado em 1997 e seu estado material deteriorara muito em 3 anos, assim o Foch era a única opção.
Há quem diga que deveriamos ter adquirido o USS Independence que
encontrava-se na reserva americana ; só não dizem como iriamos
operar um navio com mais do dobro do tamanho do Foch.
A corveta Barroso deveria ter sido concluida por volta do ano 2000, mas ainda levaria 8 anos para ser incorporada devido a falta de verbas!
Se o Clemenceau estava em mau estado, imaginem os 4 classe Forrestal. Muito maiores e mais surrados.
Mas se a MB mal consegue manter um PA, deveria então desistir dessa idéia, focando em outros tipos de equipamentos.
O USS Independence havia passado pelo SLEP nos anos 80, o que permitiria pelo menos outros 15 anos de vida na US Navy a partir de 1988, mas com o fim da guerra fria, um máximo de 12 NAes era necessário e permitido e assim como os demais da classe Forrestal foi retirado mais cedo. Na marinha do Brasil, sem a necessidade de longas comissões de 6 meses, o USS Independence teria uma vida mais tranquila e longa por aqui. Quando o Foch foi adquirido em 2000, o USS Independence estava na reserva apenas 2 anos e ainda em excelentes… Read more »
Li uma vez que os 4 CV da classe Forrestal não passavam de cascos mortos, devido ao estado de desgaste do navio. Se era verdade, eu não sei. Nos foi oferecido pelos EUA nos anos 90 o USS Independence e o proprio Forrestal, mas sem dinheiro, a MB acabou comprando mesmo o Foch, mas faltam, principalmente, aeronaves (A4 é uma piada de mal gosto).
Os USSs Forrestal, Saratoga e Ranger foram descomissionados no inicio dos anos 90 e tal era a sensação de segurança dos EUA com o fim da guerra fria que eles nem mesmo foram para a reserva, portanto antes do final da década eles eram sim “cascos mortos”. O USS Independence durou um pouco mais até 1998 quando foi comissionado o USS Harry S. Truman e achou-se prudente ter ao menos um NAe na reserva desde que o “HST” ainda precisaria de quase 2 anos até estar totalmente capaz e o USS Nimitz estava no inicio do seu RCOH que duraria… Read more »
O F-18C pode operar no A-12, mas sem dinheiro pra comprar e operar, ficamos na mesma.
Luis… a produção do FA-18(C) foi encerrada em 1999 e com certeza não os teriamos adquirido da US Navy que os utilizam até hoje, na verdade, já fizeram de tudo para prolongar a vida útil deles. Talvez FA-18A/B recauchutados mas não no padrão FA-18 (plus) e naquela ocasião não acredito que outros operadores, como o Canadá nos teriam vendido. Mas, mesmo que comprassemos os modelos A/B, recauchutados fica aqui uma dúvida minha: eles podem realmente operar no NAeSP ? Sei que existem videos mostrando Rafales decolando e pousando do Foch, mas em quais condições? Totalmente armados e abastecidos, pouso com… Read more »
Já se falou no retrofiting dos elevadores e catapultas do São Paulo para permiti o uso de aviões maiores.
Seria tecnicamente viável retrofitá-los para operar o Super Hornet?
Eu fico lembrando dos porta-aviões da classe essex, que operaram com aviões bem mais pesados que os avioões que o São Paulo opera ou já operou na França, como Foch.
Deixando o detalhe principal (DINHEIRO), seria possível?
Pergunta dificil Observador, até porque não há parametros pois nunca foi tentado antes. A comparação com os Essex modernizados é compreensivel, apesar de que eram maiores e mesmo assim nunca operaram com o F-4 Phanton II e mesmo o A-3 Skywarrior apenas um destacamento de 3 era transportado principalmente na função de reabastecimento não eram considerados seguros de operar em todas as ocasioes. Essencialmente os Essex e o Foch/Clem operaram com aeronaves de caracteristicas semelhantes como o F-8, A-4 e o Super Etendard. Acho o Super Hornet demais para o NAeSP, mesmo ele estando melhor hoje do que estava nas… Read more »
Caro Daltonl:
É pena. Na remotíssima hipótese do FX-2 chegar a algum lugar, imagino que se adquira o SH.
Particularmente, creio ser muito, mas muito difícil a aquisição de qualquer PA para substituir o São Paulo, que será usado até chegar no tutano (porque já o recebemos no osso). É capaz de navegar por mais tempo que o saudoso Minas Gerais.
Isto porque somos governados por irresponsáveis, gente pequena, moral e intelectualmente.