‘Chatham’ chega a Portsmouth e ‘Exeter’ segue para desmonte
A primeira das fragatas Tipo 22 Batch 3 da Royal Navy a ser transferida de Plymouth para Portsmouth, a HMS Chatham, chegou no dia 22 de setembro rebocada pelo . Ela tomou o lugar do casco do antigo contratorpedeiro HMS Exeter, da classe Tipo 42, rebocado no dia anterior para ser desmontado.
Sem praticamente nenhum dos seus equipamentos e sensores, o navio tinha um aspecto totalmente desfigurado. Seu destino é incerto. Existem rumores de que ela e a HMS Campbeltown (da mesma classe) serão afundadas em um exercício de torpedo a ser realizado pelo submarino HMS Astute.
A Campbeltown chegou rebocada dois dias depois, mas ao contrário da Chatham ainda conta com os seus lançadores de mísseis Sea Wolf. As outras duas fragatas Tipo 22 Batch 3 da classe, Cumberland e Cornwall, permanecem em Plymouth.
NOTA DO EDITOR: se a Marinha do Brasil realmente adquirir as Tipo 22 Batch 3, serão somente duas unidades (Cumberland e Cornwall), porque a Chatham e a Campbeltown parecem já ter atingido um estágio onde sua recuperação ficaria muito custosa.
VEJA MAIS