A “Pequena Esquadra Branca” da Marinha do Brasil
Esta interessante foto histórica, que adorna um grande painel no Museu do Café em Santos – SP, mostra algumas unidades da Marinha do Brasil no Porto de Santos, bem no início do século XX. São navios que podem ser classificados como da fase “pré-dreadnought”, alguns adquiridos ainda no ocaso do Império, e outros na virada do século XIX para o XX.
O título da matéria é uma brincadeira com a “Great White Fleet”, uma esquadra também nucleada em couraçados “pré-dreadnought”, da Marinha dos Estados Unidos, e que circunavegou o planeta em 1907. Praticamente a mesma época da foto acima (com duas versões ampliadas logo abaixo). Quem quiser identificar os navios, fique à vontade, está fácil e uma visita ao site do NGB sempre pode ajudar. Mas há coisas ainda mais interessantes a discutir.
A famosa esquadra de 1910 da Marinha do Brasil, com seus então dois poderosos dreadnought, além de cruzadores leves e contratorpedeiros projetados de acordo com novas idéias de tática e estratégia, substituiria boa parte das unidades mostradas na foto como representantes do poder naval brasileiro (embora algumas durassem ainda mais de uma década em serviço).
Assim, a imagem mostra o final de um período da MB, prestes a mudar radicalmente em muitos sentidos (embora alguns aspectos tenham mudado mais lentamente). Na sua história republicana, a Marinha do Brasil viveu algumas outras ocasiões de importantes mudanças, como os anos 40, com a Segunda Guerra Mundial, e a virada anos 70 para os 80, com a introdução de modernas fragatas e submarinos adquiridos novos, e uma dinamização nos projetos para substituições futuras (alguns bem-sucedidos, outros interrompidos).
E hoje? Estaríamos assistindo ao início de mais uma importante fase de mudanças?