Maré baixa
Empresa de dragagem do Rio arrematou em leilão a fragata Dodsworth, que a Marinha comprou da Inglaterra em 1996 e baixou ao estaleiro em 2004, por falta de verba para manutenção. Estava toda ok.
FONTE: www.claudiohumberto.com.br / FOTO: Poder Naval
Nota do Editor: Segue extrato do DOU referente ao leilão do casco da Dodsworth
LEILÃO N EGPN-044/2011
Por ordem do Diretor-Presidente da EMGEPRON faço público que será publicado o Resultado da Licitação EGPN N 044/2011, modalidade Leilão, conforme segue: 1.Objeto – Alienação por venda, de 01 (um) casco da Ex-Draga Ipanema, pertencente à Base Hidrográfica da Marinha em Niterói – BHMN e 01 (um) casco Ex- Fragata Dodsworth, pertencente ao Comando do 2º Esquadrão de Escolta – COMESQDE-2; 2.Vencedor do lote 01: Empresa COROA GRANDE DRAGAGEM LTDA., CNPJ n 42.426.007/0001-10, no valor total de R$ 1.380.000,00 (um milhão, trezentos e oitenta mil reais).
LUIS ANGELO DE CARVALHO FILIPPO
Presidente da Comissão de Licitação
Esse é mais um dos inúmeros absurdos que ocorrem em setores do Estado brasileiro, no caso, a Defesa. Navio com longa jornada na Esquadra, aposentado precocemente porque não podia ser manutenido. Mas existem outros: a perda de oportunidade da compra das T-22 B2 para substituir as obsoletas Garcia/Pará, a preço de banana.
A coisa tá cada vez pior.
Com a baixa da Fragata para onde vai a tripulação do navio? Foram transferidos para outra embarcação ou estão todos em terra?
Quando eu ganhar na Mega-sena vou comprar um navio da Marinha do Brasil hehehhehe
Estou me perguntando o que a empresa fará com o casco… Será que o destino será digno?
Provavelemtente scrap em niteroi
ainda mais pelo preço, caracteristico deste fim, apesar do LDT dela ser baixo (light ship)
Martins,
A Dods deu baixa em 11.03.2004 e sua tripulação já foi absorvida por outra OM.
Abs,
A história não é bem essa.
O navio não estava ok, como diz o texto. A foto já dá uma ideia disso.
Além do mais, quem é que forneceria peças para as outras três que estão navegando?
Uma pena. Lá vai a Brilliant para o “scrap”.
Bem, uma hora ou outra isso aí, acontece c/ qualquer navio.
Acontece com qualquer navio, sem dúvida, mas não com uma fragata recém-incorporada como a Dods.
É a chamada “canibalização”, último recurso para se manter o restante de uma classe em boas condições já que a Dods tinha quase 25 anos
e não estavam mais construindo fragatas T-22.
Ano passado a US Navy descomissionou com 25 anos a USS Hawes
como fonte de peças.
Em outros casos, “canibalizar” poupa dinheiro, como no caso de uma ancora e as duas amarras que foram retirados do USS Independence
quando este encontrava-se na reserva e foram colocadas no novo USS
George H.W. Bush.
MO,
LDT ?
Abraços
LDT (Light Displacement Tonn) – light ship = peso base de alculo para embarcações vendidas para scrap
o light ship dela eh baixo proporcional a um mercante, por isso CREIO que a relação custo x preço foi boa
Ok, MO.
Obrigado.
Abraços
OFF TOPIC…
…mas nem tanto:
Enquanto isso, no Canadá:
(http://www.informationdissemination.net/2011/10/congratulations-to-canada.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+InformationDissemination+%28Information+Dissemination%29&utm_content=Google+Reader)
Péssimas notícias:
(http://www.defpro.com/news/details/29089/)
Aguentem a DCNS, pretendendo empurrar essa coisa p/ a MB…
Se bem que o design tem um certo apelo, como possível substituto da classe “Bracuí”.