Operação ‘Vigiar Atlântico 2011’
Entre os dias 1º e 18 de novembro de 2011, a Esquadra brasileira e o Comando do 4º Distrito Naval participarão da Operação “VIGIAR ATLANTICO 2011”, empregando meios navais e aeronavais na área marítima compreendida entre o Estado do Amapá e o Estado do Maranhão.
Essa Operação tem o propósito de realizar Patrulha Naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, implementar ações de presença nessas áreas marítimas e importantes pontos de nossa Amazônia Azul, e incrementar o adestramento em ação de Interdição Marítima.
O Grupo-Tarefa 710.2, responsável pela execução da Operação, será composto pela Fragata Independência (F-44), subordinada ao Comando da Força de Superfície e sediada na Base Naval do Rio de Janeiro; e pelos Navios-Patrulha Bocaina (P-62) e Guanabara (P-48), subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e sediados na Base Naval de Val-de-Cães.
O Grupo-Tarefa 710.2 contará, ainda, com um helicóptero Super Lynx (AH-11A), orgânico à Fragata Independência.
O Grupo-Tarefa 710.2 será comandado pelo Contra-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2).
Durante a patrulha da Fragata Independência, em períodos pré-alocados, serão realizados, também, exercícios com os navios: Fragata Edinburgh (D-97) e Navio-Tanque Wave Ruler (A-390) pertencentes a Marinha do Reino Unido, em trânsito pela Área de Operação, visando ao incremento da interoperabilidade com aquela Marinha.
No período destinado à Operação, a Fragata Independência visitará os seguintes portos:
-Natal (RN) – 26 a 29 de Outubro;
-Belém (PA) – 01 a 07 de Novembro;
-Itaqui (MA) – 18 a 21 de Novembro; e
-Fortaleza (CE) – 23 a 27 de Novembro.
Haverá visitação pública nos dia 25 e 26 de novembro na Fragata Independência no período de 14:00h às 16:30h, com entrada pela Estação de Embarque de Passageiros do Porto do Mucuripe.
FONTE: Secom CPCE
Com esse equipamento todo que temos hoje em dia, contra uma marinha mais razoavel, o melhor que podemos fazer é copiar a argentina nas malvinas, depois do afundamento do Gen. Belgrano, abortar todas as operaçoes de superficie e voltar todas as embarcaçoes pro porto! 1- Que superioridade aerea se garante com F-5 e A-4? Estamos em 2011, nao em 1960! 2- Que poder de fogo tem nossas embarcações para causar atrito numa marinha razoavel? Harpoon que ja foram até mesmo aposentados da marinha americana? Exocets? 3- Que defesa anti-misseis tem nossas embarcaçoes? Por exemplo em termos de radar maritimo: ZERO!… Read more »
É, caro FCGV. A realidade da esquadra de Pindorama é vergonhosa.
Pensando bem na sua última pergunta, eu acrescento:
Com as escoltas que temos, alguém teria coragem de embarcar no São Paulo, para um suspender, numa guerra hoje?
Abs
Acho que nem os proprios bombeiros! 😉
Depende. É para combater quem? Uma potência, ou outro vizinho Sul Americano? Porque a simulação nos dois casos é improvável. E esse é justamente um dos motivos, a improbabilidade de nos envolvermos em um conflito armado, que levou as Forças Armadas à essa situação de penúria. Falta visão estratégica tanto ao almirantado, à classe política e mesmo ao povo para entender que não é necessário estar na iminência de um conflito para investir em ciência, tecnologia, armamento e treinamento de ponta. Nem mesmo a necessidade do país de atuar de forma presencial no cenário internacional estimula os três atores citados… Read more »
falta investimentos ,pronto falei …..