Centro Cultural da Marinha em São Paulo: prazer em conhecê-lo
Muitos cariocas e turistas (embora não tantos quanto poderiam) conhecem o Espaço Cultural da Marinha, pertinho da Estação das Barcas e da Praça XV, na região central do Rio de Janeiro. Eu mesmo já fui lá várias vezes quando em visita ao Rio, matar saudades do Riachuelo, do Bauru, do Laurindo Pitta e do acervo em geral. Mas o Centro Cultural da Marinha em São Paulo, apesar de inaugurado há mais de 10 anos (completou uma década em 17 de fevereiro do ano passado) eu só tive o prazer de conhecer ontem.
Comparado com sua contraparte carioca, o CCMSP não está a beira mar, não tem navios para conhecer por dentro, mas conta com um interessante acervo que vale a pena descobrir: maquetes de navios da Marinha do Brasil e de outros países, desde antigos veleiros até o Almirante Saldanha e o Cisne Branco, do contratorpedeiro francês Tartu, que participou da “Guerra da Lagosta“, do submarino Tupi e de uma maquete de reator nuclear; dioramas de batalhas como a do Riachuelo e da passagem de Humaitá; equipamentos diversos de navios, munições de vários calibres (incluindo os grandes foguetes Bofors SR375A de 375mm empregados nos lançadores BOROC das fragatas classe Niterói); quadros e organogramas, sem falar de um auditório que realiza palestras, atividades educativas e até casamentos.
Percorrendo salas dedicadas a Tamandaré, à Primeira e Segunda Guerras Mundiais e à aviação naval, entre outras, pode-se apreciar um acervo que, embora eu considere um tanto enxuto em relação ao porte da edificação onde está instalado o museu, ajuda a matar a saudade do mar e de belos navios para quem está na cidade de São Paulo. E que, por fazer a sua parte na preservação da memória e da história, mereceria receber mais gente.
No dia da visita, somente a minha assinatura constava do livro de visitantes, e pude ver o acervo com bastante tranquilidade. Quem sabe os frequentadores paulistanos do Blog Naval, ou em visita à cidade, contribuam para agitar um pouco mais o dia-a-dia do CCMSP daqui por diante. Afinal, apesar de perceber que o potencial do local merece um acervo maior, posso dizer com sinceridade que foi um grande prazer conhecer o Centro Cultural da Marinha em São Paulo. Saudações navais ao comandante Sérgio e ao praça Bispo.
Centro Cultural da Marinha em São Paulo (clique no nome para entrar no site oficial): Avenida Nove de Julho, 4597 – São Paulo – SP – próximo à esquina com a Rua Groenlândia.
Horário de visitação: terça a sexta das 13h00 às 17h00 – sábado e domingo das 10h00 às 17h00. Entrada gratuita.
Fotos: Nunão (clique para ampliá-las)