A corveta Caboclo (V-19) da Marinha do Brasil visita o Porto de Maceió, de 16 a 19 de dezembro. O navio, da Classe “Imperial Marinheiro”, foi construído pelo estaleiro C.C. Sheepsbower & Gashonder Bedriff Jonker & Stans, em Rotterdam e faz parte de um lote de dez unidades construídas na Holanda para a Marinha Brasileira. Desta flotilha permanecem ativos o Cv Caboclo (V-19) e o Cv Imperial Marinheiro (V-15), exercendo as funções de navio-patrulha e rebocador.

O navio é comandado pelo Capitão-de-Corveta André Rodrigues Silva Selles. De acordo com a Capitania dos Portos de Maceió, ainda não foi definido se haverá visitação pública à embarcação.

Origem do nome
Caboclo é o mestiço de branco com índio; caboco, mameluco, cariboca, curiboca. Antiga designação do indígena brasileiro. É o quarto navio na Marinha do Brasil a utilizar este nome, o primeiro foi a Brigue Caboclo (1823) , o segundo foi o navio a vela com tres mastros Lugre Caboclo (1835) e o terceiro o Lanchão Armado Caboclo (década de 1840).Navega sob o lema “Chico Bento”, utilizando também a afirmação “Tamos Aí”.

Características

  • Deslocamento (toneladas): 911 (padrão) 960 (plena carga)
  • Dimensões (metros): 56 x 9,3 x 3,6
  • Tripulação: 60
  • Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros
  • Velocidade Máxima (nós): 16
  • Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas
  • Armamento:
  • 1 canhão de 76mm
  • 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm

FONTE: Alagoas 24h / Marinha do Brasil

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GUPPY

A mais bela foto que já vi da “Chico Bento” em verdes mares.

Ás vezes penso que o projeto dela ainda é muito útil. Não como Corveta, claro.
O que causou mesmo o afundamento de uma outra da mesma classe? Acho que foi próximo a Fernando de Noronha. Estou certo?

erabreu

Guppy, veja no site: http://www.naufragiosdobrasil.com.br/

É o melhor site do Brasil sobre mergulho em naufrágios.

Fiquei impressionado foi com a quantidade de tripulantes: 60 tripulantes numa embarcação de 56 m que nem convôo tem.

Mauricio R.

Insubistituíveis!!!
A MB não sabe o que quer e a indústria naval nacional, não sabe o que construir p/ por no lugar.

GUPPY

erabeu,
Muito grato. Beleza de site. Vou apreciá-lo com calma. Interessantes informações sobre o naufrágio da Ipiranga V17.

Maurício R.,
De acordo.

Abraços aos dois.

MO

Caso nao saiba Mauricio, fora um eventual erro grotesco meu a INDUSTREA NAVAU NASSIONAU não tem um projeto de navio que subistitua a Chico Bento em sSUAS FUNÇÔES

Como ja foi falado enesima vezes aqui esquecer o prefixo “Corveta” e olha ela no que ela faz, é designada e realiza

Isso tudo que vc ve ou ouve dizer da tal construssaum navau naçionau são TODOS projetos estrangeiros MONTADOS aqui sob licensa

oficial.endel

Olha amigos,vejo uma dessas quase tds os dias.Mais ela é inesquecivel!Essa moldagem do casco,as acomodoções internas…td bem que pro papel que ela deve fazer,ela ta bem desproporcional em questão mecanica.

Acho que prefixo CORVETA impoem mais respeito!

Antonio M

Que seja lembrada também, entre outras, pelo papel que desempenhou no desastre do avião do Air France onde lamentavelmente não foi possível salvar vidas mas que pelo menos colabora para que o pais o cumprir suas obrigações nesses momentos ….

GUPPY

erabreu em 16 de dezembro de 2011 às 16h 42min

“Fiquei impressionado foi com a quantidade de tripulantes: 60 tripulantes numa embarcação de 56 m que nem convôo tem.”

Boa observação. Acho que é porque se trata de um projeto antigo e, além disso, originalmente o navio tinha outras funções.

Obs: Vale a pena dar uma pesquisada no NGB sobre o histórico de toda a “Classe Imperial Marinheiro”. Pena mesmo são os naufrágios da “Ipiranga” e da “Forte de Coimbra”.

Abs

MO

apenas uma leve adendo a Forte de Coimbra perdeu-se por encalhe em Xtmas/RN, foz do river Potengi sendo declarada “CTL” e “beyond economical reapairs”

Foi desmontada “as is” no local

GUPPY

Perfeito MO. No NGB tem até fotos registrando o encalhe e o desmonte. Obrigado pela correção.

Abraços