Satélite americano teria fotografado porta-aviões chinês
Uma empresa de satélites comerciais americana disse na quarta-feira que registrou uma fotografia do primeiro porta-aviões chinês no Mar Amarelo, nas proximidades da costa chinesa, informou o site Huffington Post. Esta seria a primeira imagem da embarcação em atividade.
A companhia DigitalGlobe informou que um de seus satélites fotografou a embarcação no dia 8 de dezembro e um analista da empresa encontrou a imagem na terça-feira, quando verificava o arquivo de fotografias.
A empresa acredita que o porta-aviões fotografado pertença a China devido à localização e a data da foto. Ele estava em um período de testes no mar na ocasião.
A DigitalGlobe é uma empresa sediada no Estado americano do Colorado que vende imagens de satélites. O exército americano está entre os seus clientes.
O porta-aviões chinês foi originalmente fabricado pela União Soviética, mas nunca chegou a ser concluído e posteriormente, com o colapso soviético, esteve sob a posse da Ucrânia. A China adquiriu a embarcação em 1998 e passou anos a reformando.
O porta-aviões gerou intenso interesse internacional pois acredita-se que ele seja uma demonstração dos aspirações militares da China. O país afirmou que ele foi adquirido para servir a pesquisa e treinamentos.
FONTE: portal Terra
COLABOROU: Henrique Carvalho de Oliveira
Não é chinês, não. Se fosse, estaria soltando …pecinha.
Lembram qndo um submarino chinês sem noção, emrgiu próximo a um CVN???
Eis o troco…
Ah claro, altamente cientifico seu comentario …. elucidou e contribuiu muito com o post ….
Mauricio, obviamente vc sabe que a imersãoi foi de proposito né, de sem noção o ato não teve nada
“O país afirmou que ele foi adquirido para servir a pesquisa e treinamentos.”
Sei…
Jacubão,
pesquisa e treinamento………. to confuso……. achava que seria usado como cassino flutuante.
Que coisa não?????????
Abraços.
Cristiano do facebook,
Se é assim tão fácil neutralizar um PA como vc sugeriu, então o Tio Sam deveria se desfazer dos seus 11 rapidinho.
abraços.
Será esse o inicio chinês de tentativa de obter uma supremacia no mar, eu falo isso dentro dos próximos, 20 ou 30 anos imagina a china nos próximos anos com 100 submarinos convencionais 50 nucleares, mais de 100 navios de superfície e 10 NA.
Uitinã,
Mais fácil imaginar do que fazer, veja os perrengues que a US Navy está passando, p/ manter uma força de 330 cascos.