Primeira viagem do NAsH “Soares de Meirelles” (U-21)
De 4 a 15 de dezembro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” (U-21), subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval, realizou a sua primeira viagem de atendimento hospitalar à população ribeirinha. Foram atendidas localidades dos municípios de Anamã, Maraã, Codajás, Coari e Anori, todas no Amazonas.
O navio passou por um intenso processo de conversão, que o tornou mais moderno e melhor equipado para realizar as atividades de assistência hospitalar nos rios da Amazônia. Em outubro de 2010, a Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, adquiriu o então Barco Motor “Ludovico Celani”, para a realização de atividades de assistência à população ribeirinha e apoio às ações da Marinha na Amazônia.
Construído em 2008 pelo estaleiro W. A. Comércio e Transporte e Navegação Ltda, na cidade de Manaus (AM), ele foi incorporado à Marinha do Brasil em 23 de novembro de 2010 pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, em cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.
Durante o período de conversão, o navio contou com os apoios da Diretoria de Engenharia Naval, do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, do Centro de Projetos de Navios, da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, do Centro de Intendência da Marinha em Manaus e da Estação Naval do Rio Negro.
A Estação Naval do Rio Negro teve participação efetiva na reestruturação do NAsH, realizando obras como a preparação e o acabamento dos compartimentos da área hospitalar e cobertas da guarnição; substituição dos eixos e hélices; revisão geral no sistema de governo; reestruturação completa de seu sistema elétrico; incorporação de um novo sistema de manobra de embarcações orgânicas; construção de tancagem de água e óleo combustível, com a decorrente construção de redes, válvulas de controle e novo reforço estrutural; refazimento de cordões de solda; instalação de radar e comunicações militares. Todos os equipamentos da Divisão Hospitalar já foram adquiridos e serão instalados, de acordo com a prontificação de suas dependências.
Ao final de sua 1ª fase de conversão, o NAsH “Soares de Meirelles” dispõe preliminarmente de um consultório médico, um consultório odontológico e uma farmácia, equipados e adequados ao atendimento ambulatorial da população ribeirinha.
Após esta comissão inicial, que servirá também para validar as obras realizadas, o navio deverá imobilizar-se para execução da segunda e última fase de conversão. Nessa fase, destacam-se as obras de construção de convoo, troca dos motores de combustão auxiliar, construção das coberta de tropa e conclusão dos compartimentos de área Hospitalar.
FONTE: MB
Esse U-21 está parecendo um “porta-buneco” pintado de cinza.
Gostaria de saber qual o calado dele, já que opera na bacia amazônica. E possui algum armamento?
Já vi no NGB o que queria saber.
Só não gostei da ausência de armamento. Não custava uma metralhadora. Daria até para apoiar uma operação policial por lá. E poderia ser útil na defesa do navio.
Realmente esse navio não pode possuir armamento, pois trata-se de assistência hospitalar e não pode apoiar operação policial.