A Marinha do Brasil contratou a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa) para prestar serviços técnicos de engenharia para apoiá-la nos estudos preliminares de desenvolvimento de um torpedo leve nacional.

Dispensa de Licitação com fundamento no art. 24, inc. XIII,da Lei nº 8.666/1993; Favorecido: FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FUNDEP; Objeto: Serviços técnicos especializados de engenharia para apoio nos estudos técnicos e no planejamento preliminar do desenvolvimento de um Torpedo Leve (TL); Vigência do Contrato: 12 (doze) meses: Processo: 63128.002278/2011-66; Cobertura Orçamentária: PA/2011, Ação Interna V–2203.72.00, FR 0100000000, PTRES 007712, Gestão 00001, ND 449039, UO 52131, aprovados no Orçamento 011-058/2011-00; Valor : R$ 242.753,00 (duzentos e quarenta e dois mil setecentos e cinquenta e três reais); Autorização: em 20/12/2011, por CMG (RM1-T) EDSON DE QUEIROZ RIBEIRO, Ordenador de Despesas; Ratificação: em 20/12/2011, por C. Alte (EN) MAURILLO EUCLIDES FERREIRA DA SILVA.

Segundo o livro “História Naval Brasileira” de Hélio Leôncio Martins, no capítulo “Indústria Militar-Naval, nos anos 50, a Marinha do Brasil chegou a construir uma ” Fábrica de Torpedos” quando em 19 de outubro de 1954 chegou-se a testar no mar uma série de torpedos de concepção norte-americana, o modelo MK XV-Mod. III. Um ano depois, em 1955, foram a fabricados dez torpedos deste modelo num primeiro lote, planejando-se um segundo lote igual, no entanto, somente dezessete unidades chegaram ao estágio operativo.

Muito mais tarde, houve um total desinteresse pela atualização desta arma naval e sua fabricação nacional.

FONTES: DOU- 22/12/2011-Seção 3-Pag.21 / Livro História Naval Brasileira de Hélio L. Martins.

 NOTA DO EDITOR: Saiba quanto tempo levou e quais recursos foram necessários para a China conseguir copiar o torpedo leve americano Mk.46, clicando aqui.

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