Helicópteros da Marinha apoiam a visita do Ministro da Defesa à Antártica

10

O Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) que participa da Operação Antártica (OPERANTAR) XXX está a bordo do Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano” com duas aeronaves desde outubro de 2011, de onde realiza diversas operações em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Uma delas foi o transporte do Ministro da Defesa e sua comitiva (Embaixador do Brasil no Chile, Comandante da Marinha, Comandante da Aeronáutica e representante da Vale Soluções em Engenharia) durante sua visita ao Continete Antártico, no dia 10 de janeiro, por ocasião da comemoração do 30o aniversário de criação do PROANTAR.
Os dois helicópteros UH-13 “Esquilo” biturbina do 1o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) foram empregados no traslado dos componentes da comitiva, da Base Aérea Antártica chilena Presidente Eduardo Frei para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF); da EACF para o navio; e, por último, do navio para a Base chilena, de onde o Ministro da Defesa retornou ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Atividades do DAE
O DAE é composto por 13 militares, sendo quatro Oficiais Aviadores Navais e nove Praças especializados na Manutenção das aeronaves embarcadas. No navio, o DAE realiza diversas operações aéreas, com destaque para o transporte de material e de pesquisadores, em proveito aos diversos projetos científicos e pesquisas desenvolvidos na região antártica.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments