As novas Saar 4.5 israelenses
Devido a limitações no orçamento a marinha israelense cancelou planos de compra de dois navios LCS americanos e depois duas fragatas MEKO 200 alemãs. Agora estão estudando a compra de duas corvetas classe Saar 4.5 por cerca de US$ 500 milhões. Parte do financiamento virá da retirada de serviço de duas corvetas classe Saar 4.
O que chama a atenção na Saar 4.5 é a densidade de armamentos em um navio tão pequeno: um canhão Oto Melara de 76mm (2), um sistema Phalanx (15), oito mísseis Harpoon (5) e seis Gabriel II (3) anti-navio, 32 mísseis Barak antiaéreos (18), além de dois canhões Oerlikon de 20mm (17) e duas metralhadoras M2 (16) operadas manualmente. A imagem é de uma versão mais antiga das Saar 4.5. É bom provável que os novos navios sejam equipados com a torreta Typhoon equipada com um canhão de 25 mm e mísseis Spike-ER guiados por fibra ótica.
A escolha de um navio pequeno faz sentido em um cenário onde os adversários estão bem do lado e para uma marinha que não tem que operar a longa distância. Um mar fechado como o Mediterrâneo também é bem mais calmo comparado com mares abertos.
A imagem abaixo é de uma versão da Saar 4.5 equipada com hangar que aparece na página da internet do estaleiro Israel Shipyards. Israel já operou duas Saar 4.5 equipadas com hangar que foram vendidas para o México. Agora devem operar com apoio de aeronaves não tripuladas.