Base Naval de Val-de-Cães entrega Lancha de Ação Rápida à Capitania Fluvial do Rio Paraná
Em dezembro de 2011, a Base Naval de Val-de-Cães (BNVC) enviou à Capitania Fluvial do Rio Paraná uma Lancha de Ação Rápida (LAR) especial, projetada e construída pela BNVC, em Belém (PA), para operar no Lago de Itaipu e nos rios que limitam as fronteiras do Brasil com a Argentina e Paraguai.
A LAR é dotada de cabine com blindagem balística em fibra de polietileno de alta performance, mais eficiente na proteção contra disparos de pistolas e fuzis, o que permite total segurança para o patrão e mais seis passageiros.
Nas provas de mar, a embarcação alcançou velocidades acima de 35 nós, em perfeitas condições de estabilidade e manobrabilidade. A LAR especial, com capacidade operacional adaptada à região em que vai atuar, será de grande importância para colaborar nas ações conjuntas entre a Marinha do Brasil e as forças de segurança que atuam na tríplice fronteira.
FONTE: Nomar
Nossa. Deve ter um bom motivo para ser feia desse jeito.
Parece que pegaram a carcaça de um blidado e soldaram na estrutura da lancha.
tentei desenhar algo mais feio, mas não cheguei nem perto disso…!
Podia ser mais fotogênica mesmo a bichinha…
“Lancha de ação rápida”.
Noooossaaaa!!!!
Se tem o Opalão porque não pode ter o Kombão???
Pra ficar feia ela tem que melhorar muito…
Uma dúvida.
Ela não é uma “versão militar blindada” daquelas lanchas escolares que a Marinha anda distribuindo na Amazônia?
Pelo menos parecida ela é…
http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/com4dn/marinha_entrega/lanchas_escolares_a_comunidade.html
http://www.naval.com.br/blog/2011/09/22/lanchas-escolares-produzidas-pela-marinha-sao-entregues-ao-para/#axzz1lFLvGNP3
Requena, Até onde sei, o casco não é o mesmo usado nas lanchas escolares, apesar da semelhança devido ao fato de ambas operarem em rios. Mas posso estar enganado, não me lembro exatamente onde li sobre as duas. De fato, não ficou bonita… Pra falar a verdade, não é bonita mesmo (ao menos nesse ângulo da foto). Mas quem corre o risco de levar chumbo lá na tríplice fronteira talvez não se importe muito com a beleza da lancha. Eu acho. A configuração básica das LAR (Lancha de Ação Rápida) é sem essa cabine blindada, para dar mais mobilidade no… Read more »
Requena, Acabei de encontrar o texto que tinha lido sobre as lanchas escolares e, como eu suspeitava, as dimensões e proporções dos cascos são diferentes. Deslocamento, propulsão e várias outras características também diferem bastante. E, olhando com atenção as fotos dos links que você mandou com o link do que eu coloquei, há também diferenças razoáveis na forma em geral, acredito que devido à maior velocidade das LAR. Além da óbvia diferença da motorização (não é motor de popa a gasolina de 90cv do caso das escolares, e sim, no caso da LAR, um motor diesel de 190 – 200cv… Read more »
As LARs são para operações ribeirinhas, especialmente, as anfíbias podendo ainda que limitadamente realizar abordagem de embarcações. Utilizando se de motores a diesel. As LTE originam se das LAR e das “ambulanchas”, destinam-se ao transporte de alunos, ou seja, crianças,adolescentes e adultos-jovens, usam motores a gasolina com capacidade de 20 passageiros ou 1300kg.
olha ai Jok
bela oportunidade para debater sobre PaFlu
aproveita e debata bastante é uma das formas de desenvolver
Tudo bem que a funcionalidade sempre vem antes da beleza em um equipamento militar, mas credo, isto parece um carro alegórico do caveirão!
Mas tem que ser assim mesmo: os contrabandistas e traficantes sempre estão armados e dispostos a tudo, só um veículo blindado e muito veloz para manter o respeito.
Pessoal imagem o peso que essa cabine(quase telefônica) deve ter pra uma embarcação que não foi remotorizada e para o histórico de nossas embarcações alcança 35 nós, acho que o meio mais rápido que possuímos alcança 32nós.
Observador,
eu ía comentar sobre isso: se pintar de preto pode chamar de CAVEIRÃO!
Agora, esse Caveirinha D’água serve somente para missões de patrulha e combate a contrabando e traficantes,
Se for para falar em termos de guerra, melhor é seguir os exemplos que já foram provados em combate.
http://brownwater-navy.com/vietnam/BoatsPBR.htm
http://brownwater-navy.com/vietnam/photos2/RFpage6.jpg
Resistiam até a minas! (imagino que não sejam aquelas minas oceânicas)
NUNÃO
Obrigado pelas explicações!
De fato são modelos diferentes.
Com certeza essa cabine blindada foi um “pedido” do pessoal da fronteira. Só quem tá lá sabe aonde o “chicote estala”.
Se ela for a primeira LAR blindada da MB, com certeza virão outras. Posso estar enganado, mas o Poder Naval vai trazer notícias sobre outras incorporações desse tipo em breve. A necessidade existe.
E elas podem ser feias, mas cumprirão um papel importante. Com certeza a última coisa que o pessoal da fronteira se preocupa na hora de perseguir traficantes é a beleza do equipamento…