M/V ‘Cosco Vietnam’, após operação e quebra de recordes, suspende de Santos
Após quebrar os recordes de maior navio em comprimento linear e capacidade de container a operar em Santos, o porta container de bandeira de Hong Kong ‘Cosco Vietnam’ suspende de Santos ao redor das 11:15h do dia 09, com destino a Buenos Aires, via Itapoá/SC.
O navio descarregou 1.376 containers em sua viagem W (West) procedente do Extremo Oriente via Cingapura e Itaguaí/RJ e tem previsão de retorno para sua viagem E (East) de embarque no dia 22/02.
Um fato histórico para o Porto de Santos, o início da era dos 300m plus !
Mais imagens:
- http://santosshiplovers.blogspot.com/2012/02/mv-cosco-vietnam-vrid5-saida-informacao.html
- http://shipssantos.blogspot.com/2012/02/cosco-vietnam.html
Leia mais sobre o assunto em:
FOTOS: Marcelo ‘MO’ L0pes – 09.02.12
Certamente um divisor de águas no que tange ao LOA dos vasos que podem operar no porto organizado de Santos, mas ainda assim, o grande desafio é aumentar o calado para que maiores cargueiros possam operar em segurança no porto de Santos, assim como o fazem em São Sebastião.
Forte abraço a todos os amigos do Fordefesa.com
Bom no caso de Sao Seba é um pouco diferente
se vc se refere ao TEBAR o canal é naturalmente profundo, se vc se refere ao cais comercial, nao se compara a Santos e la o calado e a estutura é menor ainda
Navios requisitados ao comércio, STUFT (Ship Taken Up From Trade), são geralmente Ro-Ro, que os militares alugam ou requisitam de tempos em tempos, p/ emprego em operações de transporte logístico.
Os mais famosos seriam o M/V “Atlantic Conveyor”, afundado por mísseis Exocet na campanha das Falklands e o RFA “Argus”.
(http://china-defense.blogspot.com/2012/01/stuft-ed-chinese-style.html)
Prestem atenção no tópico:
The COSCO (…) “Spirit”
Em verdade Mauricio, os que vc citou seriam os mas conhecidos no mundo de quem nao convive com os mercante, pois na otica mercante houveram/há outros beeem mais famosos que o Conveyor e o Argus
Mas sim os Ro-Ro/Lo-LO´s seriam os que melhor se aplicam no conceito ApoLog/AKA/AKR para forças anfibias e terrestres