Marinha: aprovado o envio de novo contingente para o Líbano
A Marinha Brasileira aprovou o envio na próxima terça-feira de um novo contingente de militares para atuar, em conjunto com as Nações Unidas, na missão de paz no Líbano.
A missão é ajudar, juntamente com embarcações de mais cinco países, na patrulha das águas territoriais libanesas, de forma a evitar a entrada de material bélico e outros produtos proibidos.
O contra-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith explicou à Agência Brasil que entre os objetivos da missão está o de «ajudar o governo libanês a evitar a entrada de armas ilegais pelas fronteiras e restabelecer a soberania a sul do território, onde as invasões por parte de Israel são mais frequentes».
Além de garantir a estabilidade necessária para o governo libanês consolidar a democracia no país, Zamith destaca que a missão também mostra a importância geopolítica do Brasil na região: «Isso projeta o Brasil como um país envolvido em operações de manutenção de paz. Hoje somos o 12.º país em termos de contribuição de tropas e material para missões de paz.
FONTE: Agência Brasil