Marinha Russa compra MiG-29K
A Rússia assinou um contrato para comprar 20 jatos navais MiG-29K e quatro treinadores MiG-29KUB. A MiG confirmou em 29 de fevereiro que o ministro da defesa Anatoly Serdyukov e o diretor da MiG Sergei Korotkov assinaram o contrato. O valor do contrato não foi revelado.
As entregas serão feitas entre 2013 e 2015, com a aeronave sendo operada no único navio-aeródromo russo Admiral Kuznetsov, servindo na Frota do Norte em Murmansk. O navio atualmente opera com jatos navais Sukhoi Su-33.
“A assinatura deste contrato é um passo real para o cumprimento do nosso programa para o rearmamento das forças. As forças aéreas navais vão receber uma aeronave de combate moderna – tão boa como qualquer outra no mundo”, disse Serdyukov.
O contrato vai garantir à MiG um fluxo constante de trabalho a médio prazo, acrescentou Korotkov.
O MiG-29K é uma variante navalizada do MiG-29M baseado em terra, com asas dobráveis, gancho de cauda e célula reforçada, um radar multimodo Zhuk-ME e capacidade multimissão. Pode ser armado com uma variada gama de armas ar-ar e ar-superfície, incluindo mísseis antinavio Kh-31.
A Marinha da Índia é o único cliente de exportação do tipo, que vai operar a partir do navio-aeródromo reformado de origem russa que será entregue no final deste ano.
A Marinha Russa experimentou uma versão navalizada do MiG-29 nos anos 1980 a bordo do Admiral Kuznetsov, mas optou pelo Su-33.
Ainda não se sabe se a Marinha irá operar o Su-33 ao lado do MiG-29K.
FONTE: Flightglobal