Fim de uma era na Royal Navy: último PMG de um Tipo 42
Na foto acima, mostrada em informe da BAE Systems de 18 de janeiro, o HMS Edinburgh, destróier de defesa aérea Tipo 42 da Royal Navy (Marinha Real) é docado em Portsmouth para seu último “major overhaul” ou PMG (Período de Manutenção Geral na nomenclatura da Marinha do Brasil). Os trabalhos de manutenção contratados à BAE Systems deverão custar 17,5 milhões de libras (aproximadamente 28,5 milhões de dólares ou 51 milhões de reais). É o último Tipo 42 a sofrer um PMG, marcando o final de uma agenda de manutenção da classe iniciada em 1979.
Entre os trabalhos a serem realizados, o casco deverá ser pintado com uma “supereficiente” tinta Sigma 990 que proporciona menor arrasto hidrodinâmico, para o que também deverá ser instalado na popa um spoiler subaquático conhecido como “transom flap”. Espera-se, com a instalação do spoiler e a nova pintura, que o consumo de combustível seja reduzido em até 15%.
As armas e os sistemas de comunicação deverão ser revitalizados e, quanto à propulsão, está planejada a retirada das quatro turbinas, com restauração de duas e substituição das outras duas. Outros melhoramentos incluem um “face lift” (redecoração) dos refeitórios, renovação do sistema de água doce, troca dos equipamentos de lavanderia e novos equipamentos para a galley (cozinha).
Tudo isso, segundo a BAE Systems, para aproximadamente mais três anos de serviço: a previsão para volta ao setor operativo é outubro de 2010, com desativação programada para 2013.
FONTE / FOTO: BAE Systems
VEJA MAIS:
- O novo e o velho na Marinha Real
- HMS ‘York’ (D 98) e RFA ‘Gold Rover’ (A 271) no Rio de Janeiro
- HMS Manchester volta a Portsmouth após 7 meses de operações
- Marinha 7, Manchester 2
- RN reduz número de escoltas
- Após 28 anos, HMS Sothampton deu baixa
- Triste fim de um Type 42
- 27 anos depois, as lições táticas do ataque ao HMS Sheffield
- Royal Navy presta homenagem a “veterano civil” das Malvinas
- Como estão os Type 42 argentinos?
- Chegada do HMS Liverpool a Santos