Malvinas 30 anos: força-tarefa britânica zarpa rumo às Malvinas

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No dia 5 de abril de 1982, navios britânicos são mobilizados à pressas e começam a zarpar de Portsmouth, Southampton, Devonport, Rosyth, Marchwood, Gibraltar e Plymouth, rumo às ilhas Malvinas, distantes mais de 7.100 milhas (13.000km).

Os porta-aviões HMS Hermes e HMS Invincible, equipados com 20 jatos Sea Harrier STOVL (12 no Hermes e 8 no Invincible) dos esquadrões 800, 801 e 899, lideravam a Força-Tarefa, composta de 23 destróieres e fragatas.

Os navios de apoio da RFA – Royal Fleet Auxiliary totalizaram 22 navios e a Marinha Mercante enviou para o Atlântico Sul 40 navios de apoio para a Frota Real até o fim da campanha. Sem o apoio da RFA e dos navios mercantes a campanha não seria possível.

Também estavam a bordo dos navios da Força-Tarefa britânica 54 helicópteros Sea King, Wessex, Wasp e Gazelle. No mesmo dia, dois aviões de patrulha marítima  Nimrod se deslocaram de St. Mawgan para a Base de Widewake, na Ilha de Ascensão, via Lagos, nos Açores.

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daltonl

Foto interessante do HMS Hermes, com uma invenção britanica, a rampa
“skijump” que permite o sea harrier decolar com mais carga e o elevador lateral, invenção americana que entre tantas vantagens não obstrui operações de voo, não ocupa espaço precioso do hangar e não diminui a blindagem do convoo, pois elevadores não recebiam blindagem.

Apesar de 20 anos mais antigo que o HMS Invincible, o HMS Hermes
foi muito mais importante durante o conflito, pelo fato de ser maior e poder operar mais eficientemente um maior nr de aeronaves.

giordani1974

E pela imagem é espantoso que a RN/RAF não tenham perdido nenhum jato em combates ar-ar…o Sea Harrier parece tão inofensivo…

MO
daltonl

Rodrigo do (facebook)

Realmente 28 Sea Harriers participaram do conflito, os britanicos possuiam pouco mais de 30 aeronaves em 1982 sacrificando inclusive as aeronaves utilizadas para treinamento e reposição, mas
apenas 20 partiram inicialmente a bordo dos HMSs Hermes e Invincible
os demais 8 chegaram em maio assim como Harriers da RAF também.

Normalmente o complemento dos NAes britanicos era de apenas 5 Sea Harriers mais uma duzia de helicopteros exigindo uma boa dose de esforço para operar/manter as aeronaves extras…é o preço que se paga quando se tem NAes pequenos.

abs

Vader

A essa altura mal sonhavam os argentinos a tunda que os aguardava… 🙂