Malvinas 30 anos: força-tarefa britânica zarpa rumo às Malvinas
No dia 5 de abril de 1982, navios britânicos são mobilizados à pressas e começam a zarpar de Portsmouth, Southampton, Devonport, Rosyth, Marchwood, Gibraltar e Plymouth, rumo às ilhas Malvinas, distantes mais de 7.100 milhas (13.000km).
Os porta-aviões HMS Hermes e HMS Invincible, equipados com 20 jatos Sea Harrier STOVL (12 no Hermes e 8 no Invincible) dos esquadrões 800, 801 e 899, lideravam a Força-Tarefa, composta de 23 destróieres e fragatas.
Os navios de apoio da RFA – Royal Fleet Auxiliary totalizaram 22 navios e a Marinha Mercante enviou para o Atlântico Sul 40 navios de apoio para a Frota Real até o fim da campanha. Sem o apoio da RFA e dos navios mercantes a campanha não seria possível.
Também estavam a bordo dos navios da Força-Tarefa britânica 54 helicópteros Sea King, Wessex, Wasp e Gazelle. No mesmo dia, dois aviões de patrulha marítima Nimrod se deslocaram de St. Mawgan para a Base de Widewake, na Ilha de Ascensão, via Lagos, nos Açores.
Foto interessante do HMS Hermes, com uma invenção britanica, a rampa
“skijump” que permite o sea harrier decolar com mais carga e o elevador lateral, invenção americana que entre tantas vantagens não obstrui operações de voo, não ocupa espaço precioso do hangar e não diminui a blindagem do convoo, pois elevadores não recebiam blindagem.
Apesar de 20 anos mais antigo que o HMS Invincible, o HMS Hermes
foi muito mais importante durante o conflito, pelo fato de ser maior e poder operar mais eficientemente um maior nr de aeronaves.
E pela imagem é espantoso que a RN/RAF não tenham perdido nenhum jato em combates ar-ar…o Sea Harrier parece tão inofensivo…
A quem possa interessar sobre a MB em Santos neste FDS
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2012/04/mb-6-navios-atracando-agora-tarde.html
Rodrigo do (facebook)
Realmente 28 Sea Harriers participaram do conflito, os britanicos possuiam pouco mais de 30 aeronaves em 1982 sacrificando inclusive as aeronaves utilizadas para treinamento e reposição, mas
apenas 20 partiram inicialmente a bordo dos HMSs Hermes e Invincible
os demais 8 chegaram em maio assim como Harriers da RAF também.
Normalmente o complemento dos NAes britanicos era de apenas 5 Sea Harriers mais uma duzia de helicopteros exigindo uma boa dose de esforço para operar/manter as aeronaves extras…é o preço que se paga quando se tem NAes pequenos.
abs
A essa altura mal sonhavam os argentinos a tunda que os aguardava… 🙂