Concluído segundo período de testes de mar do HMS ‘Defender’
O quinto contratorpedeiro da classe Tipo 45 está mais perto de ser declarado operacional na Royal Navy depois de completar seu segundo período de testes de mar ao largo da Escócia.
O HMS Defender passou quase um mês ao largo da costa escocesa para testar seus sistemas de combate e outros sensores e está agora nas últimas semanas de ensaios e testes em Clyde, onde se prepara para juntar-se aos seus irmãos em Portsmouth.
O Defender foi ao mar para seus primeiros testes no último outono, navegando dois anos depois do dia do seu lançamento, para testar os conceitos básicos – propulsão e manobrabilidade.
Tal como acontece com períodos de testes iniciais, o segundo período de testes de mar contou com uma tripulação mista de funcionários da BAE Systems, além do crescente grupo de pessoal da Royal Navy.
A equipe a bordo ajustou todos os sistemas de armas e sub-sistemas ao sistema de comando central – o cérebro do Defender, onde ocorre a fusão de todas as informações para dar à equipe do COC uma visão completa da situação.
A entrega do Defender para a Marinha Real e, consequentemente, sua transferência para Porthmouth deve ocorrer em julho.
O navio deverá ser declarado operacional no início de 2013, mesma época em que se espera a estréa no mar do último navio da classe, HMS Duncan.
FONTE: UK DoD
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Naval