Batida quilha do DDG 1002
A senadora norte-americana Susan Collins se juntou ao Chefe de Operações Navais, Almirante Jonathan Greenert e ao presidente do estaleiro General Dynamics Bath Iron Works, Jeffrey Geiger, para a cerimônia de batimento de quilha do DDG 1002 no estaleiro BIW em Bath, Maine, no dia 4 de abril.
A maturidade do projeto e a prontidão da produção, a disponibilidade de materiais e componentes e a capacidade da empresa de construção naval para iniciar com êxito a fabricação do navio foram intimamente revistos antes do início do processo. A Marinha certificou-se de que todas as instalações, processos e materiais estão prontos para cortar o primeiro pedaço de aço e de continuar com a produção estável do navio.
“Em pouco mais de três anos desde o início da fabricação no primeiro navio, grandes porções do Zumwalt (DDG 1000) foram completadas e montadas nas instalações de terra, enquanto o segundo navio, o Michael Monsoor (DDG 1001), ja está mais de 25% completo. Estamos contentes pelos progressos alcançados pelo programa até aqui”, disse o comandante Jim Downey, gerente do programa DDG 1000.
Projetado para operações litorâneas contínuas e de ataque terrestre, os contratorpedeiros da classe DDG 1000 irão proporcionar presença avançada independente, dissuasão, apoiar forças de operações especiais e funcionar como parte integrante de forças expedicionárias combinadas. Este navio de guerra integra várias tecnologias críticas e sistemas diversos integrados em um sistema completo de Guerra.
A construção do primeiro navio da classe Zumwalt começou em fevereiro de 2009, e atualmente conta com mais de 65 por cento de sua construção completa e está programado para ser entregue à Marinha no ano fiscal de 2014. A construção do segundo navio da classe, Michael Monsoor, começou em 2010 com entrega prevista no ano fiscal de 2016. O DDG 1002 é aguardado para o ano fiscal de 2018.
FONTE: US Navy