‘Ary Rongel’ deixa gelo espesso com o auxílio do RRS ‘Ernest Shackleton’
Logo pela manhã do domingo, 8 de abril, o navio de pesquisa antártica britânico RRS Ernest Shackleton recebeu um alerta para auxiliar o navio de apoio oceanográfico Ary Rongel da Marinha do Brasil que se encontrava cercado por espessos blocos de gelo próximo à ponta nordeste do estreito de Bransfield, na região das Ilhas Shetland do Sul.
O RRS Ernest Shackleton permaneceu em contato com o Ary Rongel durante todo o domingo, enviando informações para o navio brasileiro por email e rádio VHF. O navio inglês finalmente alcançou o Ary Rongel na noite daquele dia, por volta das 20:00h, perto do por do Sol. Com o uso de luzes de busca, o Ary Rongel pôde seguir o RRS Ernest Shackleton através da espessa camada de gelo por toda a noite debaixo de uma tempestade até que a ilha de Deception e o mar aberto.
Fora do gelo, os navios trocaram mensagens de agradecimentos antes de prosseguirem para diferentes rumos.
O capitão do RS Ernest Shackleton, John Harper, disse:
“Um navio rodeado por gelo espesso, com forte acreção de gelo sob clima desfavorável não é um bom lugar para se estar. Eu acredito que o Ary Rongel ficou feliz de nos ver e de poder fornecer a assistência necessária.”
FONTE E FOTOS: British Antarctic Survey blog
Atualizando Nota do Editor de Post de 08 de abtril de 2012:
“O que seria do Brasil naquele continente se não fosse o Chile e a Inglaterra?”
Fora isso, o que se vê claramente é o completo despreparo do Brasil nas mais diversas áreas.
E em que o navio britâncio estava mais preparado?
O Ernest Shackleton seria um quebra gelo, com casco reforçado, muito, mas muito mais reforçado que o Ary Rongel, de modo ao primeiro poder romper a grossa camada de gelo, enquanto o segundo o seguia?
O Ernest Shackleton estaria com sistemas de radares/sonares mais preparados, de modo a identificar onde estava a camada mais fina de gelo?
Ambos?
Caro Marcos
Existem várias classificações para navios polares. Tudo indica que o Shackleton tenha uma certificação mais elevada do que a do Ary Rongel. Naquela situação o Shackleton era páreo para aquela espessura de gelo e o Ary não.
E em que o navio britâncio estava mais preparado?
O Ernest Shackleton seria um quebra gelo, com casco reforçado, muito, mas muito mais reforçado que o Ary Rongel, de modo ao primeiro poder romper a grossa camada de gelo, enquanto o segundo o seguia?
O Ernest Shackleton estaria com sistemas de radares/sonares mais preparados, de modo a identificar onde estava a camada mais fina de gelo?
Ambos?
“O Ernest Shackleton seria um quebra gelo, com casco reforçado, muito, mas muito mais reforçado que…”
É o nome do navio.
O gelo tem tanta memória qnto um elefante, então sabe que “Shackleton” é um nome poderoso, histórico, assim qndo os marinheiros britânicos gritam:
SHACKLETON!!!
nos megafones, o gelo treme de medo e se quebra…
Essa do Mauricio foi ótima.
Temos que arrumar uma ToT desses megafones e uma K-7 (ainda estamos terminando de receber a tecnologia delas) para poder usar por lá.
Realmente essa turminha que está por ai tem o toque de Merdas aquele que quando toca…….
Em tudo Marcos, desde a estrutura, navio, doutrina, Marinha, Ice Class, que mais quesito vc quer …