Departamento da Marinha escolhe nomes para os próximos SSN classe ‘Virginia’

4

O Secretário da Marinha Ray Mabus anunciou no dia 13 de abril que os próximos submarinos de ataque da classe Virginia irão se chamar USS Illinois, USS Washington, USS Colorado, USS Indiana e USS South Dakota.

Todos esses estados tem importantes instalações militares e navais, mas por mais de 49 anos nenhum deles tem o seu nome estampado na popa de um navio. O mais recente foi o encouraçado Indiana (BB 58) que foi colocado na reserva em 1946, descomissionado em 1947 e vendido para ser desmanchado em 1963.

O Illinois que receberá o indicativo de casco SSN 786, será o segundo navio a ostentar o nome do estado que é sede do Recruit Training Command, em Great Lakes, onde são treinados e onde se inicia o serviço naval de todos os praças da U.S. Navy.

O Washington que receberá indicativo SSN 787, será o terceiro navio a ostentar esse nome em homenagem ao estado que abriga na área de Puget Sound a terceira maior concentração de meios navais da Marinha.

O Colorado que receberá indicativo SSN 788, será o terceiro navio a ostentar esse nome. O segundo navio foi um encouraçado que foi a primeira unidade da sua classe e tomou parte na invasão de Tarawa.

O Indiana que receberá o indicativo SSN 789, será o terceiro navio a ostentar esse nome e é sede do Naval Surface Warfare Center a principal organização ligada a engenharia, aquisições e apoio logístico aos meios navais da Marinha.

O South Dakota que recebera o indicativo SSN 790, será o terceiro navio a ostentar esse nome. O segundo navio era um encouraçado que também era líder de sua classe e teve participação intensa nas operações no Pacifico durante a 2ª Guerra Mundial.

As cinco unidades serão construídas pela Northrop Grumman Shipbuilding em Newport News (Virginia), em parceria com a General Dynamics/Electric Boat Corp.

e mais…

No dia 14 de abril foi lançado ao mar no Huntington Ingalls Industries o USS Somerset (LPD 25), nona unidade da classe “San Antonio”, que recebeu esse nome em homenagem aos tripulantes e passageiros vitimas da queda do vôo United Airlines 93, próximo a Shanksville, no condado de Somerset, na Pennsylvania, seqüestrado por terroristas em 11 de setembro de 2001.

O Somerset é o terceiro navio da classe “San Antonio” a ser batizado com um nome evocando os atentados do 11 de setembro, juntando-se ao New York (LPD 21) e ao Arlington (LPD 24).

Mais um Presidente

Já no dia 16 de abril foi anunciada a escolha do nome da terceira unidade da classe “Zumwalt” que se chamara USS Lyndon B. Johnson (DDG 1002). Lyndon B. Johnson  foi oficial da U.S. Navy e anos mais tarde, após o assassinato de John Kennedy tornou-se o 36º Presidente dos EUA, já o DDG 1002 será o 34º navio a ostentar na popa o nome de um Presidente.

O DDG 1002 teve sua construção iniciada pela General Dynamics-Bath Iron Works em 4 de abril passado e tem sua entrega prevista para 2018.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments