Saab vai instalar data-link no porta-aviões tailandês ‘Chakri Naruebet’
–
Modernização do sistema de comando e controle, assim como instalação de data-link e sistema de radar 3D Sea Giraffe, permitirá comunicações entre caças Gripen, aeronaves Saab 340 AEW e o navio tailandês
–
Nesta quinta-feira, 26 de abril, a Saab comunicou que recebeu uma encomenda da Marinha Real Tailandesa para modernizar o sistema de comando e controle do porta-aviões H.T.M.S. Chakri Naruebet. O contrato está estimado em 180 milhões de coroas suecas (aproximadamente 26,7 milhões de dólares ou 50,2 milhões de reais).
O contrato envolve a modernização do navio tailandês com o sistema de comando e controle 9LV Mk4, de última geração. A Saab também fornecerá o equipamento de data-link que permitirá a comunicação entre o Chakri Naruebet, que é capitânia da Marinha Real Tailandesa, e os caças Gripen da Força Aérea Real Tailandesa (RTAF). O data-link também conectará o navio com o sistema de radar Erieye instalado na aeronave de alerta aéreo antecipado Saab 340 AEW, da RTAF.
A executiva Gunilla Fransson, que chefia a área de negócios para soluções em segurança e defesa da Saab, disse: “A Saab irá reforçar ainda mais sua posição como fornecedora da Marinha Real Tailandesa por meio da modernização do sistema de comando e controle de seu navio capitânia. Agora a Saab está nos três principais navios da Marinha e, com os links para os caças Gripen da Força Aérea Real Tailandesa e o Erieye, as capacidades e recursos podem ser usados de maneira mais eficiente.”
A Saab é o principal contratante para a Marinha Real Tailandesa, assim como fornecedora de seus próprios sistemas, e suas atribuições vão incluir a aquisição de sistemas de terceiros e a responsabilidade pela integração de todos os sistemas existentes e novos. Ainda segundo Gunilla Fransson, “este é o segundo contrato do sistema 9LV Mk4 entre a Marinha Real Tailandesa e a Saab.”
O contato envolve a área de soluções em segurança e defesa da Saab como fornecedora do sistema de comando e controle. A área de sistemas eletrônicos de defesa fornecerá o sistema de radar de vigilância Sea Giraffe AMB assim como o equipamento de data-link. O contrato terá efeito entre 2012 e 2015.
FONTE: Saab
FOTOS: Saab e Naval Technology
VEJA TAMBÉM: