Fire Scout ‘groundeado’ depois de duas perdas
A U.S. Navy enfrentou recentemente problemas com o helicóptero não tripulado Fire Scout MQ-8B , tendo ocorrido a queda de duas aeronaves por problemas operacionais não relacionados entre si. Não houve ferimento ao pessoal ou perda de outro material.
Em 30 de março, um MQ-8B operando a partir da fragata USS Simpson (FFG 56) caiu no mar quando retornava de uma missão de vigilância marítima em apoio à Africa Partnership Station. A aeronave não foi capaz de adquirir o sinal do Sistema Comum de Recuperação Automática (UCARS), que é necessário para o pouso em um navio no mar. Depois de várias aproximações e tentativas dos operadores para resolver o problema foi decidido posicionar a aeronave a uma distância segura da Simpson e encerrar o voo. Pouco depois a Simpson recuperou a célula da aeronave.
O segundo incidente ocorreu em 6 de abril quando um MQ-8B que operava no norte do Afeganistão; caiu enquanto realizava uma missão de vigilância de rotina em apoio ao Comando Regional do Norte. A causa da queda é desconhecida até o momento.
A U.S. Navy abriu investigação para determinar as causas e os detalhes completos que determinaram essas perdas.
Desde 2006 o Fire Scout MQ-8B acumulou mais de 5.000 horas de voo sendo mais de 3.000 em voos operacionais.
A aeronave desempenhou um papel significativo em várias operações, incluindo três ações de combate à pirataria, uma operação de busca e apreensão, o apoio de trânsitos bem-sucedidas no Estreito de Hormuz, conclusão de uma prova de conceito de operações especiais, e como meio de inteligência, vigilância e reconhecimento durante a Operação ODYSSEY DAWN na Líbia. Só no Afeganistão, o Fire Scout tem prestado um apoio significativo para os comandantes em terra melhorando a consciência situacional das forças combinadas engajadas diretamente no combate a tropas inimigas.
À luz das recentes perdas, a U.S. Navy suspendeu temporariamente as operações de voo dos 14 VANTS Fire Scout existentes no inventário enquanto a performance do sistema e os procedimentos operacionais são revistos.