Estreitamento da cooperação entre as marinhas de Cuba e Venezuela
Uma delegação da Marinha de Guerra Revolucionária de Cuba liderada pelo contra-almirante Carlos Duque Ramos, visitou a Venezuela, com o objetivo de propor as medidas para reforçar a cooperação técnico-militar entre as duas marinhas.
A comitiva cubana foi recebida pelo contra-almirante Víctor Miguel Ortiz Rojas, comandante da Guarda Costeira da Armada Bolivariana de Venezuela, em Maiquetía, Estado de Vargas, e participou de uma exposição para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Venezuela em relação à salvaguarda naval nas áreas sob sua jurisdição.
Venezuela e Cuba têm estreitado os laços no campo naval, tanto civil como militar. Em relação a este último pode-se destacar:
1) reparo e a manutenção de três LST classe Capana (construídos na Coreia do Sul e em serviço desde 1984) da Venezuela em estaleiros cubanos;
2) construção, pelo estaleiro Damex de Santiago de Cuba (operado pelo grupo holandês Damen Shiyard), de quatro navios de carga multiuso Damen Stan tipo Lander 5612 para a Marinha da Venezuela (na foto acima o The Frades, entregue em março).
3) acordo para a montagem de sete barcos de patrulha para a Marinha da Venezuela, sendo cinco do tipo Damen 2606 e dois do tipo Stan Patrol 4207.
com informações do site da Armada Bolivariana da Venezuela e do site infodefensa
NOTA DO EDITOR: e os parceiros do MERCUL aqui não conseguiram nenhum contrato com a nação amiga do norte.
Taí algo que gostaria de ler na próxima ediçaõ da Revista Forças de Defesa: A Armada Cubana!!!
O Damen 2606 é um design em serviço na USCG como classe “Marine Protector”, 69 cascos, no Equador(1?), em Malta(2) e no Yemen(2).
Na Venezuela serão fabricados localmente, pelo estaleiro UCOCAR em Puerto Cabello.
Comparativamente é um casco maior que os AviPa da classe “Marlin”.
(http://www.damen.nl/markets/~/media/nl/Images/Products/Silhouettes/SECURITY/SPA/SPA_2606.ashx?mh=82)
O Damen 4207 é um design de dimensões inferiores aos NPa da classe “Grajaú”, operado por pelo menos 9 países, principalmente em funções de Guarda Costeira.
A USCG pretende adquirir entre 24 e 34 cascos de um design derivado, o 4708, como a classe “Sentinel”.
(http://www.damen.nl/markets/~/media/nl/Images/Products/Silhouettes/SECURITY/SPA/spa_4207.ashx?mh=82)