CPAP recebe lancha do Ministério da Pesca
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) recebe a Lancha-Patrulha “Jandiá”, por meio de um termo de cessão celebrado entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e a Marinha do Brasil.
Com o recebimento da lancha, além das atividades atinentes à Segurança do Tráfego Aquaviário, a CPAP passa a apoiar a fiscalização, em conjunto com a Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, das atividades de pesca desenvolvidas em sua área de jurisdição.
Após um período de conversão, a “Jandiá” iniciou, no dia 30 de maio, ações em apoio à fiscalização das atividades pesqueiras nas inspeções que estão sendo realizadas no Arquipélago do Bailique (AP), na foz do Rio Amazonas, até o dia 1º de junho.
A Lancha-Patrulha “Jandiá” possui um raio de ação de 300 milhas náuticas e velocidade de até 36 nós, sendo capaz de fazer o trajeto de Santana (AP) ao Arquipélago do Bailique (AP) em apenas 4 horas. Com capacidade para transportar 6 tripulantes e fiscais, tem autonomia para permanecer na área de ação por 3 dias, sendo ideal para as ações de fiscalização.
À cerimônia de prontificação da lancha compareceram os representantes da Superintendência Federal de Pesca e Agricultura/AP, José dos Santos Oliveira e Reinaldo Minillo, e pela Marinha, o Capitão dos Portos do Amapá e o Encarregado da Segurança do Tráfego Aquaviário da CPAP.
FONTE: correaneto
NOTA DO EDITOR: esta é uma das 28 lanchas adiquiridas pelo Ministério da Pesca por R$ 31 milhões. A aquisição das embarcações é questionada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e algumas delas estão paradas há cerca de um ano. Como não tem competência legal para atuar diretamente na fiscalização marítima, o Ministério firmou parcerias com outros órgãos federais como a própria Marinha do Brasil.