O mais moderno navio da marinha francesa, o navio de projeção e comando (BPC) Dixmude da classe “Mistral”, chegou ao Rio de Janeiro no dia 5 de junho, acompanhado da fragata Georges Leygues, na missão “Jeanne D’Arc 2012” que começou em março, em Toulon, e termina em julho, em Brest, passando pelos oceanos Índico e Atlântico Sul. Os futuros oficiais da marinha francesa fazem esta viagem a bordo de um navio ultramoderno, “sistership” do Mistral e do Tonnèrre, construído em 2009 e adquirido pela Marinha Francesa em janeiro de 2012.

O navio tem 199 metros de comprimento e funciona como porta-helicópteros, anfíbio, hospital (para eventuais missões humanitárias) e plataforma de comando. O BPC Dixmude tem capacidade para 650 soldados, 16 helicópteros, 110 veículos blindados e 13 tanques. Desde que o porta-helicópteros Jeanne d’Arc foi desativado, em 2010, os novos oficiais franceses são formados em navios de combate da marinha, preparados para recebê-los. Este ano são 144 cadetes, dentre eles 21 mulheres e 16 estrangeiros provenientes de nações amigas, como o brasileiro João da Silva de Deus, primeiro colocado no curso da Escola Naval.

Este modelo original original de navio da classe “Mistral”, cujo apelido é “canivete naval”, foi comprado recentemente pela Rússia. A classe BPC é caracterizada por navios que atendem a uma ampla gama de missões militares e civis.

Atividades durante a escala:

Além das tradicionais atividades protocolares de cortesia inerentes a todas as escalas em países amigos, muitas atividades foram planejadas com a Marinha do Brasil durante a estadia dos dois navios do grupo-escola da Marine Nationale francesa, no porto do Rio, incluindo intercâmbios com a Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, e um dia de exposição de industriais franceses da área de defesa a bordo do navio. O navio não será aberto à visitação pública.

Participaram de uma entrevista coletiva com a Imprensa no dia 6 de junho o comandante do Grupo-Escola « Jeanne d’Arc » e do BPC Dixmude, CMG Guillaume Goutay, o comandante da Fragata Georges-Leygues, CFR Jean-Marin Hébrail e o adido de defesa e naval da França, CMG Marin Pelletier Doisy.

Atividades operacionais :

A partir do dia 11 de junho, estão previstos exercícios em conjunto de alto nível operacional com a Marinha do Brasil no mar – incluindo fases anfíbias, aéreas e antissubmarinas, que reiteram a excelente relação de cooperação entre os dois países envolvidos numa parceria estratégica de grande porte.

Duante a visita da Imprensa ao navio, CLANFs do CFN já estavam a bordo para os exercícios que começarão na segunda-feira, dia 11.

AGRADECIMENTO: o Poder Naval agradece a atenção do Serviço de Comunicação do Consulat Général de France no Rio de Janeiro, especialmente à Marcia D’Angelo.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments