O navio-aeródromo indiano INS Vikramaditya (ex-Admiral Goshkov) zarpou hoje de manhã no Mar Branco, para testes de mar de 120 dias. O navio foi reformado no estaleiro Sevmash no norte da Rússia.

A bordo do navio, uma tripulação mista russo-indiana foi formada para passar o conhecimento de operação do navio aos marinheiros indianos. Após testes de mar iniciais no Mar Branco, o navio vai navegar no Mar de Barents para exercícios com aeronaves militares.

Índia e Rússia assinaram um contrato de 947 milhões dólares em 2005 para a compra do navio, mas a entrega já foi adiada duas vezes, elevando o custo de renovação para US $ 2,3 bilhões. O diretor do estaleiro Sevmash, Vladimir Pastukhov, foi demitido em 2007 por sua má gestão do projeto.

O Vikramaditya foi originalmente construído como o Projeto Soviético 1143.4, classe “Almirante Gorshkov”. O navio teve a quilha batida em 1978 no estaleiro Nikolayev do Sul, na Ucrânia, foi lançado em 1982, e comissionado na Marinha Soviética em 1987.

Foi rebatizado após o colapso da União Soviética em 1991. Em 1994, o Almirante Gorshkov permaneceu em reparos por um ano para reparos após uma explosão de caldeira. Em 1995, retornou brevemente ao serviço, mas foi finalmente retirado e colocado à venda em 1996.

O navio tem um deslocamento de 45.000 toneladas, uma velocidade máxima de 32 nós e autonomia de 13.500 milhas náuticas (25.000 km) a uma velocidade de cruzeiro de 18 nós.

A Índia já começou a receber os jatos navais MiG-29K para o Vikramaditya, que vão operar no sistema STOBAR (short take-off but assisted recovery), que consiste na decolagem curta com auxílio de rampa “ski-jump” e pouso com cabos de retenção.

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