Fragata ‘Bosísio’ na Rio+20, fotografada pelo Poder Naval na volta do Dixmude
Na volta de nossa cobertura da visita do BCP Dixmude da Marinha Francesa ao Brasil, voando num helicóptero Puma do Exército Francês rumo à Base Naval do Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de fotografar a fragata Bosídio (F 48). O navio é um dos meios da Marinha do Brasil que foram posicionados na orla do Rio de Janeiro para ações de segurança da Rio +20.
Segundo a Marinha, a fragata é um dos navios participantes das ações (posicionados desde o dia 4), e que vão prover a segurança dos Chefes de Estado e de Governo e delegações participantes até o dia 29, em conjunto com meios do Exército, Força Aérea e demais órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais. A Marinha informou que, além da Bosídio, outras duas fragatas, uma corveta, cinco navios-patrulha, dois avisos de instrução e dois de patrulha, quatro lanchas de apoio ao ensino e patrulha e 14 embarcações pneumáticas fazem parte das operações, assim como seis helicópteros da Força Aeronaval.
No total, estão sendo mobilizados 3.200 militares da Marinha, sendo que um número de aproximadamente 2.200 é composto por fuzileiros navais, atuando em terra. Ainda segundo a Marinha, além das operações ligadas à Rio+20 as embarcações realizam ações de Inspeção Naval, para promover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.