Itália planeja vender ou doar um terço de sua Marinha e blindados do Exército

28

Madrid – O governo italiano estuda vender ou doar um terço da sua marinha e blindados M113 , M119 e Leopard do exército, na tentativa de conseguir dinheiro e reduzir os custos de manutenção. Filipinas , Colômbia e Peru estariam na lista de candidatos para receber este material.

O planejamento é resultado da queda de 28% que nas despesas previstas na defesa este ano, que será somado a um corte de 3 bilhões de euros nos orçamentos militares entre agora e 2014.

O chefe da Marinha , almirante Luigi Binelli Mantelli disse em 23 de Maio, diante do comitê de defesa do senado italiano que estava pensando em vender ou doar até 28 navios nos próximos cinco ou seis anos. Atualmente, a Marinha Italiana é composta por 82 navios e seis submarinos. A retirada desses navios poderia começar este ano e estender-se até junho de 2016.

Binelli Mantelli especificou que a Marinha Italiana poderia livrar-se de sete fragatas, de seis a oito corvetas, quatro navios de treinamento, assim como de muitos rebocadores de alto mar, três caça-minas e dois navios de transporte costeiros.

Se levado a cabo este planejamento, de acordo com informações publicadas pela Defense News, a Filipinas poderia ser um dos compradores. De acordo com uma segunda fonte de Defesa referindo-se à publicação citada, alguns desses navios estavam para ser desmantelados nos próximos anos, e pode não ser possível vender ou doar todos eles.

Binelli Mantelli disse que a transferência de navios deve ter um envolvimento da indústria naval italiana, sempre que possível, o que sugere um retorno à fórmula utilizada para a venda de navios para o Peru na última década.

Em 2005, o estaleiro italiano Fincantieri concordou com a Marinha Peruana em atualizar duas fragatas classe “Lupo” ex-Marina Militare, que foram vendidas diretamente pela empresa ao Peru . A esta operação também se juntou um acordo semelhante na venda para o país sul-americano de dois outros navios.

Veículos blindados para doar, vender ou arrendar

Além disso, outros veículos utilizados pelo Exército italiano podem acabar na Colômbia e Peru . Especificamente, o consórcio formado pelo fabricante de veículos Iveco e a empresa Oto Melara  parte da Finmeccanica , está em negociações com o Ministério da Defesa italiano para vender veículos pertencentes ao Exército , entre os quais incluem blindados M113 , M109L e tanques Leopard.

Entre outras possibilidades, contempla a sua transferência livre como um incentivo aos países que comprarem veículos novos, por exemplo, o Freccia VBM ou Centauro .

Entre outras coisas, a Itália também está considerando uma redução de vários milhares de soldados e um corte nos contratos já assinados, entre os quais inclui a compra de 41 F-35 Joint Strike Fighters, dos 131 inicialmente previstos.

Além disso, a Marinha Italiana este ano deve receber a primeira unidade das seis novas fragatas FREMM, das 10 inicialmente previstas.

FONTE: Infodefensa.com / FOTO: Marinha Italiana

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments