Fragata ‘Constituição’ na Comissão POIT-III/2012
Por Jorge Lopes
No período de 6 a 16 de junho a Fragata “Constituição” (F42) participou de mais uma missão de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT), situado a cerca de 600 milhas a leste de Vitória-ES.
A Comissão POIT-III/2012 contou com o apoio do UH-12 (Águia 85) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que embarcou no “URSO”.
O helicóptero “Águia-85” contribuiu para elevar o grau de aprestamento em Operações Aéreas da Tripulação do “URSO”, realizando sua primeira comissão operativa pós-PME, que durou pouco mais de 1 ano a fim de realizar o reparo da redutora de BB.
Foram feitos transportes de pessoal e de carga externa e interna (VERTREP), totalizando mais de 50 fainas de VERTREP para o transporte de mais de 50 toneladas de suprimentos para o Destacamento do POIT, em três dias de intensa faina.
Além de fazer o reabastecimento da Ilha de Trindade, a Fragata “Constituição” fez a troca dos militares da Tripulação do POIT, que é chamada de “cabritada”. A troca que acontece de dois em dois meses, faz com que metade dos tripulantes retorne para o Comando do 1º Distrito Naval e a outra metade permaneça na Ilha para receber os militares que chegam.
O navio também fez o translado de pesquisadores universitários que fazem parte do PROTRINDADE, um Programa de Pesquisas gerenciado pela SECIRM (https://www.mar.mil.br/secirm/trindade.htm).
Mais uma vez o “URSO” cumpriu sua missão, demonstrando profissionalismo e dedicação na execução dessa tarefa que ajuda em muito na manutenção de nossa Amazônia Azul.
“Ao Elo que nos une – Ao URSO!”