Destróier ‘Vice-almirante Kulakov’ escolta quinto comboio no Golfo de Aden
Integrante da missão anti-pirataria no Golfo de Aden, o destróier “Vice-almirante Kulakov”, da Frota do Norte da Marinha russa, foi reabastecido pelo navio de abastecimento “Ivan Bubnov”, da Frota do Mar Vermelho, e passa a escoltar o quinto comboio de navios mercantes.
O comboio consiste de dois navios de abastecimento, dois graneleiros e um navio de carga solta, com bandeiras do Panamá, Hong Kong e Arábia Saudita. A tripulação do navio russo irá escoltar os navios mercantes do sul do Mar Vermelho até um local desginado no Mar Árabe, passando pelo Golfo de Aden – um percurso de 1200 milhas. Todos os navios mercantes receberam a bordo equipes de fuzileiros russos a serviço do destróier. Ao longo da viagem, helicópteros Ka-27 farão voos de patrulha.
O “Vice-almirante Kulakov” deixou a base da Frota do Norte, em Severomorsk, em 6 de abril, e em maio iniciou a missão anti pirtaria no Golfo de Arden e próximo à região do Chifre da África. Ao longo da missão, o navio cobriu uma área de cerca de 13 mil milhas e escoltou 10 embarcações sob bandeiras das Ilhas Marshall, Malta, do Panamá, Turqia e Libéria.
Anteriormente, outros navios da Frota do Norte foram enviados à região e escoltaram comboios mercantes – o cruzador de propulsão nuclear “Petr Veliky”, e os destróieres “Severomorsk”, “Almirante Chabanenko” e “Almirante Levchenko”. Ao todo, foram escoltados 30 comboios com mais de 100 navios mercantes russos e de outras nacionalidades, e foi evitado o roubo de carga dos navios “Ocean Diamond” e “United Emblem”, atacados por piratas no Mar Vermelho e no Oceano Índico.
FONTE: NavalToday.com