Rolls-Royce fornecerá motor para fragatas sul-coreanas
LONDRES – A Marinha sul-coreana usará um motor da Rolls-Royce na nova série da fragatas construídas pela Daewoo Construções e Engenharia Naval.
O fornecedor britânico declarou ontem (26) que recebeu um pedido do modelo de turbina a gás MT30, para o que se espera ser uma frota de oito fragatas conhecidas como programa Série FFX II. Um porta-voz da empresa se recusou a dar o valor do contrato, uma vez que as negociações finais ainda estão em andamento, com previsão de assinatura do acordo para o fim de julho.
É a primeira vez que a Rolls-Royce consegue encomenda do MT30 na Ásia, e a primeira vez que o modelo foi encomendado para um navio de guerra em instalação única, em vez de aos pares.
As fragatas da Série I encomendadas pelos sul-coreanos usavam dois motores LM2500 fornecidos pela General Electric.
O MT30 só foi empregado anteriormente em embarcações de guerra maiores, como os navios de combate costeiro classe Freedom da Marinha americana. O modelo também foi escolhido pela Marinha-Real britância para dois porta-aviões, e para o destróier DG-1000 da classe Zumwalt também da Marinha americana.
A encomenda marca a estreia da instalação compacta desenvolvida pela Rolls-Royce para levar o MT30 ao mercado dos navios menores.
O motor sera construído e testado no Reino Unido, e enviado para a Coréia do Sul em meados de 2014, onde a Hyunday Indústrias Pesadas vai integrar a turbina a um compartimento menor que inclui entradas de ar, exaustores e equipamentos auxiliares, antes da instalação nas fragatas.
Os sul-coreanos estão usando um sistema híbrid, com o MT30 e mais um motor a diesel ainda a ser escolhido.
Andy Marsh, residente da seção naval da Rolls-Royce, disse que o MT30 vem se tornando o motor preferido para os navios de guerra mais avançados. “onde a demanda pr energia vem crescendo, à medida em que mais marinhas optam por navios elétrocos com sistemas de bordo sofisticados”.
O porta-voz da Rolls-Royce isse que a empresa também compete pelo contrato par afornecer hélices e outros equipamentos para as fragadas da Série FFX II.
FONTE: Defense News