Versão para submarinos do míssil BrahMos aguarda lançamento

10

A versão para subarinos do míssil russo-indiano BrahMos será lançada pela primeira vez em outubro ou novembro de 2012, de acordo com o diretor da BrahMos Aerospeacial, Sivathanu Pillai, em declaração à ARMS-TASS no Segundo Fórum Internacional de Tecnologias para Engenharia.

“Nós realizaremos o primeiro lançamento da versão para subarinos usando plataformas de teste submersas em outubro ou novembro”, declarou o Dr. Pillai.

De acordo com Pillai, o futuro lançamento será uma etapa importante no programa de desenvolvimento do BrahMos, uma vez que, após esse teste, a Marinha indiana decidirá se armará ou não seus próximos submarinos convencionais com esses mísseis.

Um representante do Centro de Projetos de Rubin declarou anteriormente à ITAR-TASS que projetistas russos estavam prontos a oferecer à Marinha indiana submarinos convencionais modelo Amur-1650 armados com sistemas de mísseis Club ou BrahMos.

“Até agora, os parceiros indianos ainda não trouxeram questões acerca da incorporação do BrahMos ao submarino Amur-1650, ofertado à Índia dentro do programa de submarinos 751”, disse Andrei Baranov, diretor geral do Centro de atividades econômicas estrangeiras de Rubin.

Baranov aponta que “o projeto do submarino Amur-1650 atualmente é armado com o sistema de mísseis de ataque Club, bastante conhecidos na Marinha indiana, e lançados por tubulações horizontais para torpedos. Mas se os indianos quiserem que o submarino seja equipado com o sistema de mísseis BrahMos de lançamento vertical, o centro de Rubin pode reformular o projeto”.

“O BrahMos pode ser integrado ao Amur-1650 como um compartimento adicional com tubos de lançamento verticais”, explica o diretor do centro de projetos.

“O Amur e o BrahMos são bastante compatíveis. Nós viemos trabalhando na arquitetura do submarino para esse fim. Então, se nossos parceiros indianos quiserem submarinos equipados com o BrahMos, isso reofrçaria as chances da oferta da Rosoboronexport para o programa 751 da Índia”, enfatiza Baranov.

A Rosoboronexport ofertará possíveis submarinos convencionais Amur-1650 com propulsão independente de ar (AIP) para apreciação dos indianos, mediante aquisição de seis embarcações.

FONTE: NavalToday.com

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments