Provas de mar finais da fragata espanhola ‘Cristóbal Colón’
22 de junho de 2012 – A Navantia e a Armada Espanhola começaram as provas de mar finais da fragata “Cristóbal Colón” (F-105), em Ferrol (norte da Espanha), programadas para durar uma semana.
Durante os testes, o estaleiro testa a integração correta do sistema de combate na plataforma, incluindo testes de de todos os sensores e armamentos de bordo, incluindo os antiaéreos, antissubmarino, guerra eletrônica e exercícios de comunicações.
Para criar diversos cenários de combate, a Navantia contou com a colaboração de diversas unidades de superfície, incluindo uma outra fragata da class F-100, bem como estações de rádio em terra e satélites de comunicação.
A Navantia integrou o sistema de combate SPY-1D (V) a bordo, tornando a fragata F-105 a mais avançada de todas da classe F-100. Também, incorporou o mais alto nível de nacionalização em sensores e armamento, o que foi um grande desafio para o estaleiro.
As provas de mar contaram com 300 pessoas a bordo, incluindo o staff da Navantia, pessoal da Armada Espanhola e auxiliares da indústria. Espera-se também receber o pessoal australiano, como parte do programa de treinamento que a Navantia está oferecendo no contrato do AWD, o projeto do destróier australiano baseado no F-105.
“Cristóbal Colón” F-105
Principais características:
- Comprimento na linha d’água ………………………. 133,20 m
- Deslocamento à plena carga ………………………… 6.041 t
- Calado com carga total ……………………………….. 5,00 m
- Velocidade máxima …………………………………… 28,5 nós
- Velocidade de cruzeiro ……………………………….. 18 nós
- Autonomia à velocidade de cruzeiro ……………… 4.500 milhas
- Tripulação …………………………………………………. 234 pessoas
Significativos dados de construção naval:
- Número de compartimentos: 573
- Toneladas de casco de aço: 2.450 t.
- Metros de cabo: 315.000 m.
- Metros de tubulação: 37.000 m.
FONTE/FOTOS: Navantia