Ct ‘Pernambuco’ (D 30), ainda aguardando
Imagens do contratorpedeiro Pernambuco, que deu baixa do serviço ativo em Mostra de Desarmamento realizada em 11 de março de 2004, quando também foi desincorporada a fragata Dodsworth, mostrada na matéria abaixo.
Nestas fotos tiradas no voo em um helicóptero Puma francês no dia 13 de junho, quando a equipe do Poder Naval voltava de embarque no BPC Dixmude da Marinha Francesa, o navio ainda aguarda seu destino atracado à Base Naval do Rio de Janeiro.
ESPERO QUE NÃO SEJA VENDIDO COMO SUCATA…
Aldo, O fato de estar aguardando destino há tanto tempo me faz supor que seu destino é servir de alvo em algum exercício. Eu pessoalmente gostaria de vê-lo preservado como museu, mas isso depende de muitos recursos. Já me foi dito que a manutenção do navio-museu Bauru, do submarino-museu Riachuelo, da nau dos descobrimentos (ex-nau capitânea), além dos dois navios que realizam passeios marítimos (o rebocador Laurindo Pitta de 1910, que além de fazer o passeio na Guanabara tem uma exposição própria e a escuna Nogueira da Gama, que leva à Ilha Fiscal), tudo isso lá no Espaço Cultural da… Read more »
Se tirassem o ex-DE “Baurú” e o ex- submarino “Riachuelo”, d’água, os custos de conservação não seriam mais baratos???
sei la viu mauricio se nao tem dinheiro pra manter isso fecha a porta e apaga a luz …. Rio nao eh cidade pra ter, quem eh merrrrrrrrrmao nao liga eo quem vai pro rio nao vai pra ver isso …..
Pode até ser, Maurício. Só que espaço para isso eu não sei onde encontrariam, ao menos lá na região central do Rio. Mas há diversos outros custos que continuariam a existir mesmo sem a ação da água salgada na parte submersa dos cascos. A própria corrosão da maresia sobre a parte emersa, a conservação dos compartimentos internos, manutenção de toda a exposição, climatização etc. Um navio parado como museu é, no mínimo, equivalente um prédio de porte razoável com suas ligações elétricas, hidráulicas, pintura, estrutura e tudo o mais, e com paredes de aço de décadas atrás ao invés de… Read more »
Essa foto está desatualizada…. no local do ex-ct está um navio mercante em reparos na bnrj…
aonde foi está o Buco????
Descontamina os tanques de combustível, pinta um grande ” X ” nele, reboca para alto mar e afunda ele num exercício de tiro real! de preferência numa zona aonde sua carcaça possa formar um futuro coral.
De fato, Aereiczz, a foto é de um mês atrás, como indica o texto.
Nesse meio tempo, é certo que muita coisa pode acontecer, mesmo com um navio desativado no qual praticamente nada acontece há oito anos.
Se a MB tiver a fim de transformar algum navio em museu, que seja uma das Fragatas Classe Niterói pelo que representaram/representam para a própria Marinha. Quem sabe a “Niterói”, quando da sua baixa, poderia ficar na cidade do mesmo nome numa parceria com a prefeitura da cidade.
Guppy, Certamente alguma das Niterói ou das Inhaúma, quando derem baixa, precisariam ter essa opção encarada com carinho pela Marinha. São navios únicos no mundo, só nós operamos. Das construções anteriores de navios de guerra de porte por aqui, como os contratorpedeiros dos anos 30/40 não sobrou nenhum, infelizmente. Daquela época, só sobrou um relativamente pequeno navio para contar história – e sobrou justamente porque ainda está na ativa: o monitor Parnaíba. Este, quando chegar o talvez distante dia de sua baixa (e como é forte pra caramba e navio que opera em rios dura mais, isso pode demorar), mereceria… Read more »
Beleza Nunão. Obrigado mais uma vez. Pensei em Niterói porque esta cidade tem demonstrado interesse em criar pontos de atração turística. Aqui (eu moro em Niterói), além do Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemayer, o Caminho Niemayer, etc, acho que mais uma atração como um navio-museu não seria demais. Achei que devido ao nome da navio (Fragata Niterói), pudesse haver algum interesse da Prefeitura da cidade, caso a Marinha também se interessasse. Só não sei qual o local ideal da cidade. E eu quero lembrar que a Ilha de Mocanguê está localizada em Niterói. E tem ainda outras… Read more »
De fato, Guppy. Perfeito seria, no futuro, ter mais de uma preservada em lugares diferentes. Explico: a Niterói é histórica por ser a cabeça de série, e sua preservação na cidade de mesmo nome seria algo extremamente interessante. Essas questões de nome do lugar / nome do navio funcionam, ao menos nos EUA, para que estados (ou entidades privadas / fundações em estados) ajudem a preservar navios que levam seus nomes. Aliás, desde a construção um navio levar nome de estado pode ajudar politicamente a viabilizar. Só não sei se a cidade de Niterói (menos poderosa financeiramente que um estado)… Read more »
Sr. Aereiczz o CT Pernambuco continua na BNRJ, o que acontece e que dois navios civis que estão docados na BNRJ estão incobrindo o Pernambuco. Ele esta entre o cais e esses navios, o que só permite que seja avistado do cais ou do alto… mas ele esta lá, garanto aos senhores… rsrsrs. Além do Pernambuco estão por lá um rebocador e o NDD Rio de Janeiro…
Quanto ao NDD Rio de Janeiro, ele já teve seu nome e numeral apagados e estão trabalhando internamente, provavelmente para remover componentes que possam ser utilizados no NDD Ceára.
cuma ???
Exemplos de “demoras” extremas: O ex-USS Forrestal, descomissionado em 1993, que nem mesmo foi para a reserva, mas apenas neste ano de 2012, decidiu-se que o mesmo será mesmo desmantelado, ou seja, 19 anos aguardando e enferrujando dia após dia. Há outros 3 NAes cujo destino será o desmantelamento também, os ex-USSs Saratoga, Independence e Constellation, descomissionados entre 1994 e 2003. Há esperança para o USS Ranger, descomissionado em 1993 que chegou a ir para a reserva, virar um museu, nos proximos dois anos, caso contrário, será desmantelado também. O ex-USS John F. Kennedy, descomissionado em 2007 tem também uma… Read more »
NUNÃO: realmente é assim, o que não muda o fato de que seria excelente para todos ver o Pernambuco limpo e mantenido, guardando memórias que não merecem ir para o fundo. Tenho o mesmo sentimento de perda que tive em relação ao Minas. Fazer o quê?
Nunão tem razão: a se preservar que se preserve a Niterói, que é a cabeça de série de uma classe que foi construída para a MB. A Pernambuco não fez história por aqui.
marcio, isso é relativo O Pernambuco fez sim sua historia
A Niteroi eh uma faca de dois gumes, sob certa otica ela tbm eh responsavl por confiarmos em um navio por “347” anos sem intenção real de substituir por algo mais adequado ao cenario vigente
Não que dicorde que o Mk 10 não fez alguma coisa, so sou contra ‘endeusamento’ de uma classe que tbm sob otica, não foi assim tão “tão” ….