Mostra de Armamento do AvHoFlu ‘Rio Tocantins’
Nesta sexta-feira (27), em cerimônia presidida pelo chefe do Estado-Maior do Armada, almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, na Base Naval de Val-de-Cães, em Belém (PA), ocorrerá o Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”.
O AvHoFlu “Rio Tocantins” é o primeiro de uma classe de quatro navios a serem construídos a partir do Relatório de Estudo de Exeqüibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval.
Os navios desta Classe recebem nomes de importantes rios brasileiros. Especialmente o rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, que se projeta como importante hidrovia para o escoamento de produção agrícola e mineral.
Os AvHoFlu destinam-se à execução dos levantamentos hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com a finalidade da atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.
O estaleiro Inace venceu a licitação para a construção do lote de Avisos-Hidroceanográficos, ao qual se integra o AvHoFlu “Rio Tocantins”. O contrato prevê o incremento de sua capacitação tecnológica na construção de navios militares e de pesquisa, gerando empregos e contribuindo para o fortalecimento da indústria naval.
Os quatro AvHoFlu serão entregues até o final de 2012, e sua construção está inserida no Projeto Cartografia da Amazônia, subprojeto Cartografia Náutica, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo repasse dos recursos financeiros.
Características:
– Comprimento Total: 25 m
– Comprimento Entre Perpendiculares: 24 m
– Boca Moldada: 6,5 m
– Pontal: 2,6 m
– Deslocamento Leve: 110 ton
– Deslocamento Carregado: 140 ton
– Calado Leve: 0,91 m
– Calado Carregado: 1,4 m
– Velocidade Máxima: 10 nós
– Tripulação: 2 Oficiais e 8 Praças.
– Principais Compartimentos (relacionados com a atividade fim): Laboratório Seco (20m2); e Paiol de Material Hidrográfico
FONTE: Marinha do Brasil
SAIBA MAIS: