A Marinha brasileira informa estar comprando módulos antárticos emergenciais para alojar o pessoal que fará o desmonte e a reconstrução da base brasileira no continente gelado. A operação deve ser iniciada em novembro, durante o verão antártico. A base foi destruída por um incêndio há cinco meses.

Já foram liberados R$ 40 milhões para a operação. A coordenadora para Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Janice Trotte Duha, explica que o trabalho todo deve levar de cinco a sete anos para ser concluído.

“Como o trabalho na Antártica só pode ser feito no verão, porque os navios não conseguem chegar à região durante o inverno, quando o mar congela, a remoção dos escombros só deve recomeçar em novembro. Depois será feito um pré-projeto, com a participação de cientistas, para a reconstrução da estação.”

De acordo com a Marinha, 70% das instalações foram destruídos pelo fogo, incluindo o prédio principal, onde ficavam a parte habitável e alguns laboratórios de pesquisas.

FONTE: Terra Notícias

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments